Disputa em Rio Verde vira todos contra todos
Disputas pela vice e por espaço na administração ameaçam rachar base do prefeito Juracy Martins em Rio Verde. Deputado Heuler Cruvinel é visto dentro da própria prefeitura com um dos que buscam minar forças do prefeito. Ambos são do PSD, mas os interesses nem sempre batem. Oposição, com Karlos Kabral, cresce o olho na disputa
Goiás 247 – De bem com o eleitor e com problemas com a sua base de sustentação. Esta é a realidade do prefeito de Rio Verde, Juracy Martins(PSD). Com boa aprovação, o prefeito vê uma guerra fratricida pela sua vice. O principal interessado é o deputado federal Heuler Cruvinel (PSD). Na estrutura do prefeito, a avaliação é de que Cruvinel estaria por trás do "fogo amigo" que tirou da Secretaria de Saúde o médico Paulo Faria do Vale(PSDB).
Paulo do Vale foi alvo de denúncia de que a clinica de hemodiálise da qual é sócio presta serviço à prefeitura. Em entrevista ao jornal Opção, Paulo do Vale disse não haver ilegalidade no contrato, uma vez que a clínica dele é credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1990 e recebe de acordo com uma tabela nacional. “Quem fixa o valor a ser pago pelo serviço é o Ministério da Saúde, não a Prefeitura de Rio Verde”, argumentou. Para ele, uma vez que o serviço é tabelado pelo governo federal, não há favorecimento nem privilégio.
No dia 4 de maio, Paulo do Vale anunciou sua desistência da pretensão de ser vice de Juraci Martins. Começou nos bastidores então uma corrida pelo seu apoio. O PT do deputado Karlos Kabral e o PMDB do ex-deputado Wagner Guimarães o querem junto. O ex-secretário, no entanto, ainda trabalha para ser uescolhido pelo prefeito Juracy Martins.
Pode perder as esperanças, no entanto, se receber novo golpe de Heuler Cruvinel. Não é segredo em Rio Verde que o parlamentar trabalha para desestabilizar o sucessor de Paulo do Vale na Secretaria de Saúde, Eduardo Ribeiro. O médico Osvaldo Fonseca Filho é o preferido de Cruvinel. Ele é filho do ex-prefeito de São João da Barra, que está contratado como assessor parlamentar de Heuler.
Nem mesmo o vice-prefeito, Demilsom Lima (PPS), está tranquilo no cargo, com a retirada de Paulo do Valle. Presidente Regional do PPS, Demilson também é alvo de Cruvinel, que não mede esforços para ser o vice de Juracy. "A voracidade de Heuler, que já controla várias secretarias, não tem limite e pode pôr em perigo a reeleição do prefeito Juracy
Martins", avalia um aliado do ex-secretário.
Oposição em alta
A administração do prefeito Juracy Martins, que trocou o DEM pelo PSD, vai passar pelo teste da reeleição. Único representante do município na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Karlos Kabral (PT) é o principal nome da oposição local. Segundo colocado na disputa em 2008, o ex-deputado Wagner Guimarães abriu mão de ser candidato. Osmar Negrão, que foi suplente na chapa de Adib Elias ao Senado, e o ex-secretário de Agricultura Leonardo Veloso são os nomes considerados de renovação no PMDB.
Há o entendimento entre as forças de oposição na cidade que, desunidas, a vitória de Juracy Martins é favas contadas. O racha na base do prefeito e o escândalo envolvendo Carlinhos Cachoeira, Demóstenes Torres (ex-DEM) e o governador Marconi Perillo (PSDB) alimenta as esperanças.
Com 183 mil habitantes, terceira maior arrecadação de ICMS de Goiás e um dos maiores produtores de grãos do Centro-Oeste, o município de Rio Verde, distante 238 km da capital, Goiânia, vive uma situação de pleno emprego. Além da pujança no agronegócio, que tem na soja e na Brasil Foods (antiga Perdigão) como carro-chefe, o município recebe altos investimentos da União: duplicação da BR-060, ligando Rio Verde às duas maiores capitais do Centro-Oeste - Goiânia e Cuiabá - e construção da Ferrovia Norte-Sul, ligando aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA).
Tudo conspira a favor de Rio Verde, mas nem tudo favorece a reeleição de Juracy Martins, que apesar de estar de bem com o povo, pode ser vítima das intrigas dos aliados.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: