Documentário remonta a trajetória de Tom Jobim

A Msica Segundo Tom Jobim, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, conta a histria do compositor brasileiro apenas com imagens e sons; assista ao trailer

Documentário remonta a trajetória de Tom Jobim
Documentário remonta a trajetória de Tom Jobim (Foto: CLÓVIS FERREIRA/AGÊNCIA ESTADO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Aline Oliveira _247 - As primeiras notas de Garota de Ipanema e a imagem da Baía de Guanabara são a porta de entrada para o universo musical de Tom Jobim, descrito em 90 minutos com memórias que remontam a trajetória de um dos criadores da bossa nova.

“O filme é dividido em três atos: Rio de Janeiro, Mulheres e Natureza”, explica o premiado diretor Nelson Pereira dos Santos, que teve o apoio de Miúcha para roteirizar “A Música Segundo Tom Jobim” . “Nós ficavámos conversando por horas e só depois eu percebi que desses papos ele fez um mosaico do que era o Tom”, conta a cantora, que também está no documentário feito com materiais de acervo da família e do Instituto Tom Jobim.

Grandes clássicos do compositor, como Águas de Março, Samba de uma nota só, Luiza, Dindi e Chega de Saudades, dão a tônica do filme. “Escolhemos o material mais popular dele, que é a obra mais conhecida”, diz a neta Dora Jobim. “Apesar dos acordes sofisticados, a música dele é muito simples e transparente”, completou o pai de Dora, e diretor musical do filme, Paulo Jobim.

Neste documentário, as canções de Tom Jobim aparecem em tantos idiomas e sotaques que é impossível não notar o alcance universal de sua obra, principalmente quando se revê Frank Sinatra cantando Garota de Ipanema. Ou ver, pela primeira vez, a perfomance da cantora de jazz Ella Fitzgerald interpretando Insensatez, ou então, achar graça no sotaque carregado Diana Krall em “Este seu olhar”.

Gal Costa, Elis Regina, Nara Leão, Maysa, Nana Caymmi e outras cantoras nacionais também aparecem em grandes interpretações e ajudam a compor o filme, que inebria o espectador com versos e fotografias capazes de transmitir a alma de um dos maiores compositores e divulgadores da música brasileira. Não há nenhuma palavra e nem é preciso, pois como dizia o próprio Tom Jobim. “a linguagem musical basta”.

 

 

 

A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM

Brasil, 2011

Produção: Regina Filmes

Direção: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim

Roteiro: Miucha Buarque de Hollanda e Nelson Pereira dos Santos

Direção Musical: Paulo Jobim

Distribuição: Sony Pictures

Estreia: 20 de janeiro

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email