Documentário sobre golpe ganha transmissão no Litoral Norte de SP

Outras cidades da região e do Vale do Paraíba também requisitaram o filme O Processo para ser exibido em seus cinemas; documentário de Maria Augusta Ramos, sobre o impeachment de Dilma Rousseff, foi premiado em vários países

Documentário sobre golpe ganha transmissão no Litoral Norte de SP
Documentário sobre golpe ganha transmissão no Litoral Norte de SP

Por José Roberto Mello, para o 247 - Com duração de 137 minutos, O Processo já foi visto por mais 60 mil pessoas em quatro semanas de exibição em circuito comercial em todo o país. O documentário sobre a destituição da presidenta Dilma Rousseff continua enchendo salas de cinema pelo Brasil afora.

Nesta segunda-feira, 2 de julho, a cidade de Caraguatatuba pode conhecer a obra da cineasta Maria Augusta Ramos, que faz a narrativa da destituição de Dilma Rousseff. O filme tem cenas de comissões no Congresso, reuniões reservadas dos defensores da presidenta e manifestações de rua, sem entrevistas, comentários ou legendas, como é característica da diretora.

Logo no início, o filme exibe trechos da famosa sessão da Câmara, em 17 de abril de 2016, aquela que envergonhou o país com discursos surreais e que aprovou a admissibilidade do processo contra Dilma.

Quem pôde ir ao cinema, em uma segunda-feira, às 21h30, em um shopping afastado do centro da cidade, conseguiu ver alguns dos principais momentos daquele período, que culminou na aprovação do impeachment em 31 de agosto.

A exibição termina pouco antes da meia-noite, quando os que defendem a democracia encerraram a transmissão com gritos de "Lula livre".

A diretora que já recebeu muitos pedidos de exibição do filme, algo que também depende de questões contratuais, conta que em Mossoró (RN) a população fez abaixo-assinado para que O Processo passasse no cinema.

Em Caraguá, um grupo de apaixonados por cinema e pela democracia negociou com a cineasta e com a direção do cinema local (que botou resistência), mas apesar das dificuldades impostas, a audiência surpreendeu e já tem outros municípios do litoral norte e do Vale do Paraíba, como São José dos Campos. Em agosto, O Processo deve ser exibido em plataformas na internet.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247