Domingos Neto defende criação de Foro Interamericano de Jovens Parlamentares

Líder do PROS na Câmara dos Deputados, Domingos Neto é considerado o mais jovem deputado do Parlamento Brasileiro. Ele está representando o país no I Encontro Interamericano de Jovens Parlamentares, que está acontecendo em Lima, no Peru. O evento termina neste sábado 

Líder do PROS na Câmara dos Deputados, Domingos Neto é considerado o mais jovem deputado do Parlamento Brasileiro. Ele está representando o país no I Encontro Interamericano de Jovens Parlamentares, que está acontecendo em Lima, no Peru. O evento termina neste sábado 
Líder do PROS na Câmara dos Deputados, Domingos Neto é considerado o mais jovem deputado do Parlamento Brasileiro. Ele está representando o país no I Encontro Interamericano de Jovens Parlamentares, que está acontecendo em Lima, no Peru. O evento termina neste sábado  (Foto: Renata Paiva)

Ceará 247 - O Líder do PROS na Câmara dos Deputados, Domingos Neto, defendeu, durante I Encontro Interamericano de Jovens Parlamentares, na cidade de Lima (Peru) a criação do Foro Interamericano de Jovens Parlamentares – um espaço de debate e troca de experiências e de propostas de novos deputados dos países da América do Sul e Caribe.

No evento, Neto apresentou as ferramentas que a Câmara dos Deputados no Brasil criou para aproximar-se da sociedade. 

Ao todo participam 80 parlamentares, de idade até 40 anos, de países das Américas (Sul, Norte e Central) e do Caribe, de partidos e ideologias distintos.

“O objetivo é discutir, analisar e identificar, a partir da experiência e visão de cada um, novas ferramentas que ampliem a transparência e participação popular nos parlamentos”, explica o representante do Parlamento brasileiro.

Domingos Neto ressaltou que o encontro apontou para a importância e necessidade de criação de um Foro Interamericano de Jovens Parlamentares, gerando uma rede que enseje a troca de informações importantes, o compartilhamento das experiências, inquietude, problemas e soluções, de forma aberta, transversal e transparente, aproveitando as oportunidades que oferecem as novas tecnologias.

Segundo o deputado,  a “Declaracion de Lima”, aprovada no encontro, elencou 10 recomendações que inclui, entre outras, a criação de cotas para jovens parlamentares nos partidos políticos, a redução da idade para postular cargos eletivos,  inclusão de jovens nas listas de candidatos e nos órgãos de direção dos partidos, criação nos parlamentos de Comissões de Juventude, com a capacidade de avaliar os projetos e políticas que afetam a juventude.

Além dos parlamentares, participaram do evento especialistas em comunicação e representantes de empresas do mundo digital como google, facebook, twitter.

No painel apresentado por Domingos Neto - único brasileiro a realizar palestra no evento, participaram a presidente do Congresso da República do Peru, Ana María Solórzano, o presidente da Assembleia Nacional de Panamá, Adolfo Valderrama, a deputada do Uruguai, Macarena Gelman e o presidente do Foro de Jovens da  União Interparlamentar (UIP), Faisal Abdulla Ahmed Al-Tenaiji, além do deputado David Eby, da Assembleia Legislativa de British Columbia Canadá, e o deputado Diego Vintimilla, da Assembleia Nacional de Equador.

Também participaram da explanação do parlamentar cearense os parlamentaresEva Campos Domínguez, Doctora en Periodismo y experta en Comunicación Legislativa, da Universidad de Valladolid, España, Rafael Rubio, Doctor en Derecho Constitucional y Director de investigación en participación política y nuevas tecnologías, UCM y Universidad de Navarra, Leandro Gorgal, Ejecutivo de Desarrollo Institucional de la CAF, Ana Lucía Lenis, Gerente de Políticas y Asuntos Gubernamentales de la Región Andina en Google,  Alejandra Parra Cárdenas, Coordinadora de la campaña del diputado de México Pedro Kumamoto e Esther Vargas, Experta en comunicación digital y redes sociales.

Com Política Real

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247