HOME > Geral

Dona Lindu homenageia seu criador, Oscar Niemeyer

Espao abrigar exposio em homenagem obra do renomado arquiteto. A mostra contar com uma retrospectiva com reprodues de seis obras emblemticas do arquiteto, construdas a partir dos esboos originais de peas como a do Congresso Nacional.

Dona Lindu homenageia seu criador, Oscar Niemeyer (Foto: Ricardo Stuckert / ABr - 18.03.2003)

Beatriz Braga_PE247 - Não poderia ser em outro lugar o presente de aniversário dos recifenses ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que comemorou 104 anos no último dia 15. O Parque Dona Lindu, à beira-mar de Boa Viagem, exibirá a mostra realizada pela Prefeitura do Recife “Oscar Niemeyer: arquiteto, brasileiro e cidadão”. A abertura do evento, marcada para a próxima quarta-feira (21), às 19horas, conta com o convidado especial: Cadu Niemeyer, neto do arquiteto, que veio à cidade para prestigiar a homenagem. A mostra permanece até 18 de março, sob curadoria de Jobson Figueredo e Marcus Lontra.

A retrospectiva conta com reproduções de seis obras emblemáticas do arquiteto, construídas a partir dos esboços originais das peças: o Congresso Nacional, o Edifício Copan, a Catedral de Brasília, o Palácio da Alvorada, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Memorial da América Latina. A exposição resgata, também, textos escritos sobre o arquiteto por ícones da história mundial, como o assinado pelo o ex-presidente cubano Fidel Castro, além de maquetes digitais, fotografias, desenhos e vídeos. O documentário sobre a vida e obra do homenageado, “A Vida é um Sopro”, com direção de Fabiano Maciel, será exibido continuamente durante a mostra.

“Será uma exposição lúdica, simples e que serve para mostrar a longevidade e repercussão desse grande arquiteto, mundialmente conhecido e assimilado. Queremos passar, também, o quanto Recife ganhou em termos de qualidade de arquitetura com a obra feita por Niemeyer, com o Dona Lindu. Será uma educação patrimonial. Quem vier poderá participar de uma excursão pelo Parque e entender a obra in loco”, comentou Séphora Silva, diretora da Galeria Janete Costa, equipamento cultural localizado no Dona Lindu, ao lado do Teatro Luiz Mendoça.