Donizeti: 'oposição ainda tenta montar palanque'
O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) afirmou que, ao tentar convocar ministro do governo Dilma Rousseff, a oposição tenta "armar palanque político", chamando atenção para assuntos que nada têm a ver com os temas propostos pela Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, ou com as pastas dos ministros; comissão analisou o requerimento do autoria do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) para a convocação do ministro Ricardo Berzoini, para depor em audiência pública sobre Bancoop; segundo oposicionistas, há indícios de que a entidade, fundada por Berzoini, foi usada para financiar ilegalmente campanhas do PT
Tocantins 247 - O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) afirmou que a oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) tenta armar palanque político chamando atenção para assuntos que nada têm a ver com os temas propostos pela Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor ou com as pastas dos ministros.
A comissão analisou, nesta terça-feira (23), um requerimento do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) para a convocação do ministro Ricardo Berzoini, para depor em audiência pública sobre a Cooperativa dos Bancários de São Paulo (Bancoop), criada em 1996. O requerimento foi rejeitado por duas vezes, após pedido de verificação de votação pelo autor.
Segundo oposicionistas, há indícios de que a entidade, fundada por Berzoini, foi usada para financiar ilegalmente campanhas do PT. A construtora, ligada ao sindicato dos bancários e dirigida nos anos 2000 por João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, foi à falência em 2006.
Durante o debate, o senador petista respondeu ao senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), afirmando que "não é tentando construir palanque que vamos resgatar a imagem do Senado". O tucano havia comentado que o Senado está com baixa aprovação popular e precisava ser resgatado.
"Para resgatar a imagem do parlamento é preciso mais. Temos que ter a ousadia de convocar uma constituinte exclusiva e promover uma reforma política profunda. Isso sim é moralizador", afirmou Donizeti, argumentando que não é convocando cidadão honestos que vamos resgatar a política, em defesa do ministro.
Na audiência, o senador Paulo Rocha (PT-PA) cutucou o Caiado, ao afirmar que o democrata "tem que se acostumar a perder".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: