Duas perdas para o esporte

Morrem Ldio Toledo, ex-mdico da Seleo Brasileira, e Severiano Ballesteros, o maior golfista espanhol da histria

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247, com informações da Agência Estado – O mundo esportivo sofreu duas perdas neste sábado: a morte do ex-médico da seleção brasileira Lídio Toledo e do golfista espanhol Severiano Ballesteros. Aos 78 anos, Toledo faleceu nesta manhã no Rio de Janeiro. Ele foi internado no Hospital Samaritano, na zona sul da cidade, na noite de sexta-feira (6), mas não resistiu a um quadro infeccioso agudo, informou a assessoria de imprensa da instituição.

O ortopedista tinha problemas cardíacos e sofria de insuficiência renal. Lídio foi o médico que acompanhou a seleção brasileira que faturou os títulos mundiais de 1970, no México, e de 1994, nos Estados Unidos, e também fez parte do grupo que em 1998 perdeu a Copa do Mundo para os anfitriões, na França. No total, ele trabalhou em seis mundiais e também teve passagem pelo departamento médico do Bota fogo.

Em 1994,Toledo bancou a permanência do lateral-esquerdo Branco no grupo da seleção brasileira, apesar do jogador sofrer com dores nas costas. Escalados no duelo das quartas de final contra a Holanda, o defensor marcou o gol da vitória por 3 a 2 e o dedicou ao médico.

Na Copa do Mundo de 1998, Toledo se envolveu em novas decisões polêmicas. A primeiras foi o corte do atacante Romário, por conta de lesão. No dia da final, vencida pela França por 3 a 0, o atacante Ronaldo sofreu uma convulsão, mas mesmo assim foi escalado para a decisão.

 

Lenda do golfe

 

O sábado também foi de luto para o mundo do golfe. O espanhol Severiano Ballesteros, um dos principais nomes da história do esporte, que ganhou cinco títulos de Grand Slam, morreu na madrugada deste sábado, aos 54 anos, depois da sua condição piorar por conta do câncer que sofria. Em um breve comunicado no site do espanhol foi informado que "às 2h10, Seve Ballesteros acompanhado de sua família na sua casa em Pedreña, faleceu em consequência de uma insuficiência respiratória".

“A família agradece todas as demonstrações de apoio e carinho que vem recebendo desde que Seve ingressou em 5 de outubro de 2008 no Hospital Universitário La Paz de Madri", completa o comunicado em que os familiares "pedem respeito à intimidade em momentos tão dolorosos”.

Ballesteros é considerado um dos maiores golfistas de todos os tempos e foi um dos jogadores que dominou o esporte nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Dos quatro principais torneios do golfe, ele triunfou no Aberto da Grã-Bretanha em 1979, 1984 e 1988, e no Masters de Augusta em 1980 e 1983.

Em 2007, Ballesteros abandonou o golfe por conta de dores nas costas. O espanhol desmaiou no Aeroporto Internacional de Madri em 2008. Internado, foi detectado o tumor no cérebro, contra o qual lutou nos últimos anos.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email