É de Goiás cidade campeã nacional de comissionados

Em Vila Propício, 77% dos servidores públicos municipais não precisaram se submeter a concurso público; o prefeito anterior, Teodoro Aragão (foto à direita) ate fez um, mas como chamou aprovados fora da ordem de classificação, o Ministério Público suspendeu o certame; resultado, o atual mandatário, Waldilei Lemos (DEM), resolver contratar os concursados pela lista, como comissionados

É de Goiás cidade campeã nacional de comissionados
É de Goiás cidade campeã nacional de comissionados

Goiás247_ A pequena Vila Propício, 5.141 habitantes, poderia ser célebre pelas belezas naturais – é o segundo maior complexo espeleológico do Centro-Oeste com mais de 50 grutas e cavernas. Entretanto, o município goiano, localizado na Região do Entorno de Brasília, ostenta atualmente o título campeão brasileiros dos servidores comissionados. Nada menos do que 77% do funcionalismo público municipal foi contratado sem a necessidade de concurso público.

O atual prefeito, Waldilei Lemos (DEM), se esquiva da responsabilidade. Diz ter herdado do antecessor, Teodoro Aragão (PMDB), a prefeitura cheia de cabos eleitorais ao tomar posse, no início do ano. O democrata afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que está tomando iniciativas para fazer uma reforma administrativa, mas uma das principais medidas enfrenta obstáculos legais.

Ele não pôde convocar os aprovados em um concurso público feito em 2012, suspenso pelo Ministério Público por suspeitas de irregularidades, entre elas o desrespeito à ordem de classificação na convocação dos aprovados. "Estou chamando os concursados e contratando como comissionados", explicou. "É o jeito de enfrentar a bagunça."

Um levantamento divulgado pelo Estadão com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os prefeitos das 5.566 cidades brasileiras contrataram nos últimos 4 anos mais de 64 mil servidores comissionados.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247