Eduardo concede medalha a ex-adversários políticos

Poucas semanas aps ensaiar uma aproximao com o seu maior rival e grande referncia oposicionista, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), o governador de Pernambuco agracia o ex-prefeito do Recife Gilberto Marques Paulo (do antigo PFL), e dois ex-secretrios estaduais do peemedebista (1998/2002-2003/2006): Fernando Dueire e Claudio Marinho

Eduardo concede medalha a ex-adversários políticos
Eduardo concede medalha a ex-adversários políticos (Foto: Aluísio Moreira/SEI)

PE247- Dando mostras de que quer realmente construir um momento diferente na histórica política do Estado, no que diz respeito à constituição dos blocos de governo e oposição, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), entregou, ontem (3), a mais alta comenda pernambucana, a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a três ex-adversários. Foram agraciados com a honraria o ex-prefeito do Recife, Gilberto Marques Paulo (do antigo PFL), e dois ex-secretários estaduais do Governo Jarbas/Mendonça (1998/2002-2003/2006): Fernando Dueire (Infraestrutura) e Claudio Marinho (Ciência e Tecnologia). O gesto ocorre poucas semanas após o socialista ensaiar um aproximação com o seu maior rival e grande referência oposicionista, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Marques Paulo, Dueire e Marinho foram indicados para receber a comenda no dia 30 de dezembro de 2006, penúltimo dia da gestão Mendonça Filho (DEM), que fora derrotado nas urnas por Eduardo Campos no pleito daquele ano, mas ainda não haviam sido condecorados. O democrata , inclusive, participaria da solenidade, mas não conseguiu retornar de Brasília a tempo.

“Estou feliz em dar continuidade a este ato do governador Mendonça. É uma satisfação viver com vocês esse momento de reconhecimento a três pernambucanos que contribuíram de forma dedicada ao serviço público no nosso estado”, afirmou Eduardo.

Em seu discurso, o governador fez questão de destacar as qualidades de cada um dos três homenageados. Lembrou a amizade do ex-prefeito Gilberto Marques Paulo com o seu pai, o escritor Maximiano Campos, e destacou a dedicação e “largueza política” do homenageado. “Desde a universidade de Direito do Recife você ajudou muitos pobres estudantes em momentos difíceis, onde faltava a liberdade, você estendeu a mão amiga para proteger muitos militantes”.

Na continuação, Eduardo citou o legado deixado por Cláudio Marinho, um dos maiores incentivadores do Porto Digital. “Você aproximou o ambiente da tecnologia de informação do ambiente do governo. Fazendo desse casamento a possibilidade de nascer um cluster que hoje ajuda de forma decisiva o desenvolvimento e atração de investimentos para o nosso estado”. Emocionado, Marinho afirmou que o ato “é um dos mais republicanos”. “São duas emoções. Uma da outorga ter vindo de um governo do qual participei (Jarbas e Mendonça) e a segunda de ter recebido das mãos do governador Eduardo Campos que recuperou a história da palavra redemocratização”.

Fernando Dueire, que ainda hoje assessora o ex-governador Jarbas Vasconcelos, classificou a atitude de Eduardo como um “gesto largo” e falou da alegria em receber a honraria. “Entre tantos reconhecimentos, o maior deles é aquele que de alguma forma você contribuiu para que materialmente existisse. Isso dá satisfação ao servidor público.”

 

Dudu

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247