Eduardo da Fonte se aproxima do PSDB, mas se afasta do PTC e PSC
Os dois partidos pretendiam apoiar a candidatura do progressista Prefeitura do Recife, porm o apoio do parlamentar provvel postulao de Daniel Coelho (PSDB) no vista com bons olhos pelo comando das agremiaes, que integram a Frente Popular
247 – O namoro do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) com o PSDB, com vistas às eleições do Recife, no ano que vem, tem afastado o progressista dos seus aliados que se mostravam mais próximos. O fato de os tucanos trabalharem a candidatura ao comando do Executivo recifense do deputado estadual Daniel Coelho, provavelmente com uma vice do PP, não teria sido discutida entre Da Fonte e os comandos do PTC e PSC. As duas legendas simpatizavam com a postulação à Prefeitura do próprio Eduardo, uma vez que poderiam permanecer na Frente Popular também na capital pernambucana. Mas uma aliança com o PSDB poderia, neste momento, causar ranhuras entre as siglas e os principais partidos do bloco governista.
Nos bastidores, os dirigentes do PTC e do PSC entendem que a movimentação de Eduardo da Fonte deverá, mais uma vez, desagradar o governador Eduardo Campos (PSB). No período que precedeu a eleição de 2010, o progressista declarou apoio antecipado à candidatura à reeleição do então senador Sérgio Guerra (PSDB). Na oportunidade, a Frente Popular discutia a formação de sua chapa majoritária, mas já se vislumbravam as presenças dos atuais senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT). Sérgio Guerra acabou desistindo de brigar pela manutenção de sua cadeira na Casa Alta – ele se candidatou a deputado federal -, e Eduardo da Fonte ficou mal visto pelos partidos governistas.
O PSC, inclusive, já apresenta o nome do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca como pré-candidato à Prefeitura do Recife. O social-cristão já disputou o comando da cidade em duas outras oportunidades (2004 – 2008). Já o PTC, que entrou na gestão do prefeito João da Costa (PT), no início do ano, não pretende deixar o comando de uma autarquia municipal – a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) – para, numa eventual derrota do projeto do PSDB, encontrar as portas da Prefeitura do Recife fechadas para o partido.
O nome de Eduardo da Fonte começou a ser ventilado como possível candidato à Prefeitura do Recife após a eleição do ano passado, quando o parlamentar renovou seu mandato com 330 mil votos. O progressista foi o segundo deputado federal mais votado de Pernambuco, ficando atrás apenas da agora ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, que obteve mais 380 mil votos. No Recife, Da fonte também ficou com a segunda colocação, com pouco mais de 58 mil votos. O ex-prefeito João Paulo (PT) emplacou o primeiro lugar com 154 mil votos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: