HOME > Geral

Educação: Marta diz que ACM 'age de má fé ou desconhece realidade'

A vereadora Marta Rodrigues (PT) rechaçou nesta terça-feira as declarações do prefeito ACM Neto (DEM) de que o governador Rui Costa (PT) não investe em educação em Salvador; "O prefeito ou está agindo de má fé ou realmente desconhece a realidade da educação em Salvador", diz Marta; embora o Estado não tenha construído escolas em Salvador, Marta lembra ao prefeito que o governo mantém 98.448 mil estudantes do ensino fundamental, que é de competência do Município; "Em Salvador, o Estado atende a estes estudantes em 42 unidade de ensino exclusivas de Ensino Fundamental e em outras 159 unidades, onde o ensino é compartilhado ou seja, oferta o Ensino Fundamental e o Ensino Médio"

Marta Rodrigues (Foto: Romulo Faro)

Bahia 247 - A vereadora Marta Rodrigues (PT) rechaçou nesta terça-feira (7) as declarações do prefeito ACM Neto (DEM) de que o governador Rui Costa (PT) não investe em educação em Salvador. "O prefeito ou está agindo de má fé ou realmente desconhece a realidade da educação em Salvador", disse a petista.

Embora não tenha ocorrido a construção de escolas em Salvador, Marta lembra ao prefeito que o Estado mantém 98.448 mil estudantes do ensino fundamental, que é de competência do Município, conforme prevê o artigo 211 da Constituição Federal. Os dados são da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

"Em Salvador, o Estado atende a estes estudantes em 42 unidade de ensino exclusivas de Ensino Fundamental e em outras 159 unidades, onde o ensino é compartilhado ou seja, oferta o Ensino Fundamental e o Ensino Médio", afirma.

Além disso, ressalta a vereadora, o Estado tem 164 prédios que estão cedidos gratuitamente para a prefeitura para serem unidades escolares do município. "O prefeito precisa deixar de proselitismo e de fazer marketing de si mesmo. O Estado tem ajudado na ausência de oferta pelo município", disse Marta Rodrigues.

Ainda conforme Marta, "antes de atirar pedra", a prefeitura deveria se preocupar com o próprio telhado de vidro. "Ou o prefeito se esqueceu das quase 140 mil crianças fora de creches por falta de vagas?", questionou. 

Reforço

O governador Rui Costa anunciou, esta semana, investimentos de 100 R$ milhões para melhorar a estrutura física das escolas públicas, muitas delas em Salvador. "O governador tem visitado as escolas estaduais de Salvador e dos municípios baianos, conversado com os diretores e professores, procurado saber da realidade das unidades. Este é um gesto de quem realmente preza pela educação".