Efeito Caiado: PT reclama de jogo duplo do PMDB
Reunião de Ronaldo Caiado com deputados peemedebistas, esta semana, foi mal recebida pelo PT, que reclama de uma espécie de jogo duplo do PMDB; "A aliança entre PT e PMDB estava normal. Se o PMDB tem crise existencial, tem que se resolver”, diz o deputado petista Luis Cesar Bueno; aliança entre PT-PMDB está desgastada e partido de Iris Rezende aposta as fichas na força de Caiado; no entanto, o senador é hoje uma voz isolada no DEM goiano; o partido apoia o Marconi Perillo e as bases eleitorais estão do lado do governador
Goiás 247 - Em Goiás, o PMDB não olha mais para o PT com o carinho e amor de antes. A relação está desgastada e as brigas são frequentes. Com um novo parceiro engatilhado, o PMDB de Iris Rezende só espera o momento certo de romper definitivamente com os petistas e cair de vez nos braços de Ronaldo Caiado (DEM).
Esta semana o senador se reuniu com deputados do PMDB e o ambiente era de total harmonia, com risos para todos os lados. Caiado, até o ano passado eterno crítico de Iris e do PMDB, se junto ao cacique peemedebista e venceu a eleição para o Senado. O parlamentar e e os peemedebistas se deram bem e agora se estruturam para o pleito municipal de 2016.
Os flerte do PMDB com Caiado deixa os petistas irritados e confusos. "A aliança entre PT e PMDB estava normal. Se o PMDB tem crise existencial, tem que se resolver”, desabafou ao Jornal Opção o deputado estadual petista Luis Cesar Bueno. Para evitar crise e maiores rusgas, a estratégia dos comandantes peemedebistas é dizer que o partido pode se aliar com o PT em algumas cidades e em outras ser parceiro do DEM.
Mas, a engenharia política não é tão simples. Caiado é hoje uma figura isolada dentro do DEM em Goiás. O partido apoia o governo de Marconi Perillo e o presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa, é do DEM. Fazer com que o Democratas mudasse de lado pelo bel prazer oposicionista de Caiado seria tarefa das mais difíceis para o PMDB e o senador.
O presidente estadual do PT, Ceser Donisete, disse ao Jornal Opção que onde o "onde o Caiado está o PT não fica". O dirigente e deputados petistas reclamam que no último contato o PMDB teria se comportado de maneira diferente, sinalizando a manutenção da aliança. A reunião com Caiado foi vista com surpresa pelos petistas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: