Efeito empréstimo: PSOL afasta Martiniano
Executiva nacional do partido decide afastar engenheiro que pegou empréstimo junto ao esquema montado pelo grupo de Cachoeira. Reportagem exclusiva do Goiás 247 revelou que Andressa pressionou Martiniano para receber a dívida. "O recebimento de recursos por militante do partido de recursos oriundos de empresa-laranja não é comportamento compatível com a ética partidária", diz a nota do PSOL
Goiás 247_ A executiva nacional do PSOL afastou o engenheiro e presidente do diretório Regional de Goiás, Martiniano Cavalcante. A decisão é em decorrência de um empréstimo que Martiniano fez com Carlinhos Cachoeira. O dinheiro foi repassado ao Martiniano por meio da empresa Adécio & Rafael que segundo a CPMI do Congresso é laranja no esquema montado por Cachoeira.
Em reportagem exclusiva do Goiás 247, Martiniano revelou que Andressa Mendonça, mulher de Cachoeira, passou a cobrar dele o valor do empréstimo. Em maio, Martiniano recebeu um telefonema de Andressa Mendonça. A mulher do contraventor dizia que precisava depositar o cheque, pois estava passando por dificuldades.
O engenheiro disse que quando tivesse condições de pagar gostaria de fazer o depósito na mesma conta de que tinha recebido a transferência, da Adécio & Rafael, solução rechaçada com veemência por Andressa, já quer as contas da empresas estão bloqueadas.
Em contatos posteriores, Andressa teria relatado a Martiniano as dificuldades que vinha enfrentado desde a prisão de Cachoeira. “Tem muita gente que não me leva a sério porque sou mulher de homem preso. Mas eu vou resolver”, teria dito ela, segundo relatou o engenheiro ao Goiás247.
Leia abaixo o documento da Executiva do PSOL:
"RESOLUÇÃO DA EXECUTIVA NACIONAL DO PSOL
Sobre afastamento do filiado Martiniano Cavalcante Neto
1. A Executiva Nacional do PSOL tomou conhecimento que Martiniano Cavalcante Neto, membro do Diretório Nacional, recebeu no dia 20 de dezembro de 2011 transferência bancária no valor de R$ 200.000,00 da empresa Adécio e Rafael Construções e Incorporações LTDA.
2. Segundo informações colhidas pela CPMI e pela Polícia Federal a referida empresa faz parte do esquema da organização criminosa do contraventor Carlos Cachoeira, sendo apontada como empresa-laranja.
3. O recebimento de recursos por militante do partido de recursos oriundos de empresa-laranja não é comportamento compatível com a ética partidária.
4. A Executiva, em sintonia com a postura aguerrida de sua bancada no Congresso Nacional, reafirma a disposição de apoiar toda investigação sobre o esquema desmontado pela Operação Monte Carlo. A linha partidária tem sido a de exigir a mais completa investigação de empresas, cidadãos e agentes públicos citados em gravações, recebedores de recursos e/ou beneficiados de qualquer forma pelo esquema Delta/Cachoeira.
5. Coerente com esta postura, o sigilo bancário da empresa Adécio e Rafael Construções e Incorporações LTDA foi requisitado pelo Senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) no dia 13 de junho de 2012 e aprovado pela CPMI.
6. A divulgação de que um membro do partido aparece como beneficiário de depósito desta empresa-laranja fez com que esta instância partidária decida;
a. Pelo imediato afastamento preventivo de Martiniano Cavalcante Neto de todas as instâncias partidárias em que o filiado participa;
b. Solicitação de abertura de processo de investigação pela Comissão de Ética do Partido, garantido ao filiado amplo direito de defesa, apresentação de documentos e outros atos que julgar oportuno.
c. Solicitar brevidade na apuração dos fatos e envio de circunstanciado relatório para a apreciação do Diretório Nacional, instância que cabe estatutariamente julgar casos deste gênero.
7. O PSOL, com este conjunto de decisões, reafirma seu compromisso de zelar pela mais completa apuração dos fatos que envolvem o esquema criminoso liderado por Cachoeira e que tinha na empresa Delta Construções a principal captadora de recursos públicos.
Brasília, 26 de setembro de 2012.
Executiva Nacional do PSOL"
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: