Eleitores esquecidos e arrependidos
Na continuao da divulgao dos dados apresentados pela pesquisa eleitoral do Instituto Maurcio de Nassau, 45% dos eleitores recifenses no lembra em quem votou, em 2008, e 41% dos que trazem essa lembrana esto arrependidos do destino que deram aos seus votos. O prefeito Joo da Costa e os deputados federais, Mendona Filho (DEM), Raul Henry (PMDB) e Cadoca (PSC) foram os postulantes na ocasio
Raphael Coutinho _PE247 – A pesquisa de cunho eleitoral realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) e divulgada, no último domingo (18), pelo Jornal do Commercio revelou, também, que apenas metade do eleitorado recifense lembra-se do seu voto no último pleito para prefeito, em 2008. Além disso, o levantamento também mostra uma alta taxa de arrependimento deste voto (41% no total), passados quase quatro anos do fato. Segundo os números, 50% dos eleitores afirmam ter lembrança do seu voto, enquanto 45% não lembram e 5% não souberam ou não quiseram responder. Ao todo, foram ouvidas 816 pessoas.
Das pessoas que lembravam do voto na eleição anterior, 70,8% citaram o atual prefeito João da Costa e 11,3% o democrata Mendonça Filho, em uma segunda pergunta, que foi aberta. Além disso, outros nomes, que nem foram candidatos na eleição, foram citados pelos entrevistados.
Quando a pergunta foi relacionada a arrependimento, 55% dos entrevistados que afirmaram ter votado em João da Costa estão arrependidos do voto. Já quando o candidato votado em 2008 foi Mendonça Filho, apenas 2% disseram se arrepender do voto.
Na avaliação do cientista político da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Adriano Oliveira, que é um dos coordenadores da pesquisa JC/IPMN, o cenário da pesquisa mostra uma situação confortável do atual prefeito, apesar da taxa de arrependimento de 55%. Segundo ele, os 45% que dizem não ter se arrependido representam que João da Costa pode entrar na disputa com entre 20% a 25% das intenções de voto, já que no pleito anterior foi eleito com 50% dos votos válidos. No caso de Mendonça Filho, pré-candidato das oposições que apresentou melhor desempenho na pesquisa IPMN em parceria com o JC, o coordenador destaca como importante a pequena taxa de arrependimento (2%).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: