CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Eles querem ser a zebra da eleição deste ano

Seus nomes ainda no foram totalmente confirmados, mas polticos como o deputado federal Eros Biondini (PTB) e o estadual Dlio Malheiros (PV) vo tentar ofuscar e, quem sabe, impedir, a vitria do favorito Marcio Lacerda (PSB), que tenta a reeleio. PMDB tem dois nomes e quer chegar de novo ao segundo turno

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Minas 247 - O prefeito Marcio Lacerda é mais favorito do que nunca na eleição de outubro deste ano. Sua virtual reeleição para a Prefeitura de Belo Horizonte ganhará o apoio de um chapão ainda maior do que o que teve há quatro anos. Mas existe quem desafie esse quadro numa cidade em que ser de oposição ao prefeito é, mais do que nunca, ser minoria.

De todos os partidos que se dizem oposição a Lacerda, o único que realmente pode dar trabalho - guardadas as condições do momento - é o PMDB. A esperança do partido é chegar novamente ao segundo turno. Em 2008, o hoje deputado federal Leonardo Quintão surpreendeu a maioria dos prognósticos e venceu o primeiro turno, deixando a campanha de Lacerda, o candidato do então prefeito Fernando Pimentel e do então governador Aécio Neves, em polvorosa. Veio o segundo turno e, depois de uma campanha de desconstrução da imagem de Quintão, levada a cabo pela campanha do candidato do PSB, o peemedebista teve ainda menos votos. Os trunfos do PMDB para este ano: tempo na TV, embora muito menor do que o de Lacerda, mas de qualquer modo o suficiente para não fazer de seu candidato um “nanico”; e eventual desgaste do prefeito após quatro anos no cargo, sobretudo entre petistas revoltados com o apoio a Lacerda, ao lado dos tucanos. Além de Quintão, o deputado estadual Sávio Souza Cruz é pré-candidato a prefeito pelo PMDB. Quintão é mais conhecido do eleitorado, pela memória de 2008, mas Sávio tem a vantagem de ser bem visto pelos petistas insatisfeitos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O segundo candidato ‘azarão’ é o deputado estadual Délio Malheiros, do PV. Sempre bem votado nas eleições, beneficia-se de seu trabalho nos Procons do estado. O PV pode acabar compondo com os peemedebistas, mas o nome de Délio é sempre colocado como virtual candidato dos verdes em BH.

Os demais candidatos devem apenas fazer figuração: são menos conhecidos e não terão muito tempo na propaganda de TV. O PTB apresenta o deputado federal Eros Biondini como candidato. Há quatro anos, ele foi candidato a vice-prefeito na chapa de Leonardo Quintão. É da Renovação Carismática, grupo da igreja católica com pensamento mais conservador. Na capital, faz trabalho contra as drogas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PPS pode entrar na disputa com a deputada estadual Luzia Ferreira. Professora, ela foi a primeira mulher a ser presidente da Câmara Municipal de BH. Tem um discurso parecido com o do seu partido nacionalmente, mais centrado em questões ético-morais.

Gustavo Corrêa, do DEM, foi assessor especial de Aécio Neves no governo mineiro, em 2003 e 2004. Foi também secretário de Esportes. Hoje, é deputado estadual. A crise do DEM, na cola do caso do senador Demóstenes Torres, podem levar o partido a não lançar candidatura própria este ano. Pode acabar compondo com Lacerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também indefinida é uma candidatura do estadual João Vitor Xavier, pelo PRP. Bem votado em 2010, ele se vale da popularidade como radialista na Itatiaia, uma espécie de Globo das rádios mineiras.

Em comum, os candidatos a “zebra” em outubro têm o fato de serem parlamentares no exercício da função. Ou seja, ainda que percam, continuarão depois como deputados na Câmara federal ou na Assembleia Legislativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A tarefa deles é árdua. Além do PSB, do PT e do PSDB, a frente pró-Lacerda contará desta vez com o PCdoB, cuja candidata Jô Morais apoiou Quintão no segundo turno há quatro anos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO