CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Eliseu Padilha é acusado de grilagem no RS

Braço-direito de Michel Temer, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha é acusado de grilagem de terras em uma propriedade de 1.929 hectares, o equivalente a 12 parques do Ibiraquera, que ele reivindica em Palmares do Sul, no litoral gaúcho; terreno é cobiçado empresas do setor elétrico; Ministério Público Federal verificou que a área em litígio pode envolver terras da Marinha, ou seja, bens que pertencem à União e que, consequentemente, não poderiam ser tomados por usucapião, como requer o ministro; em 2012, quando era deputado e já disputava a área, Padilha apresentou projeto de lei que estabelecia novos critérios para demarcação de terrenos da Marinha 

Brasília - Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha durante coletiva de imprensa sorbe a previdência social (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) (Foto: Giuliana Miranda)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Braço-direito de Michel Temer, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha é acusado de grilagem de terras em uma propriedade de 1.929 hectares, o equivalente a 12 parques do Ibiraquera, que ele reivindica em Palmares do Sul, no litoral gaúcho. O terreno fica numa região de dunas de frente para o mar, cobiçada por empresas do setor elétrico por ser ideal para construção de um parque eólico.

As informações são do Estado de S.Paulo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A família Perdomini acusa Padilha de ocupar irregularmente as terras. Já o ministro diz que tem direito ao terreno, em Palmares do Sul (RS), por usucapião, um instituto legal que ocorre quando a aquisição de uma propriedade se dá pela posse prolongada da terra, e não pela sua compra.

Segundo Giovani Perdomini, filho de João Perdomini, sua família comprou as terras no início dos anos 1970 e possui matrícula registrada em cartório que atesta a posse e permanência na área, documento que é contestado por Padilha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na Justiça, o empresário Giovani Perdomini acusa Padilha de ser grileiro.

A disputa é acompanhada pelo Ministério Público Federal, que verificou que a área em litígio pode envolver terras da Marinha, ou seja, bens que pertencem à União e que, consequentemente, não poderiam ser tomados por usucapião, como requer o ministro. Por lei, é considerada faixa de domínio da Marinha toda a área de 190 metros de largura, ao longo do litoral, contada a partir da praia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2012, quando era deputado do PMDB pelo Rio Grande do Sul e já disputava a área, Padilha apresentou projeto de lei na Câmara que estabelecia novos critérios para demarcação de terrenos da Marinha e autorizava a transferência da administração dessas áreas a seus municípios. O projeto foi arquivado em janeiro de 2015. A legislação não impede congressistas de apresentarem projetos que podem beneficia-los."

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO