Em busca da tríplice coroa

Porto vence a Liga Europa e sonha conquistar a Taa de Portugal no domingo

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247_O Porto entrou em campo como franco favorito à conquista do título da Liga Europa (antiga Copa da Uefa). Na final portuguesa contra o Braga, disputada em Dublin, na Irlanda, a equipe dos brasileiros Helton e Hulk venceu por 1 a 0 e levou para casa a segunda taça da temporada. Agora, a equipe quer fechar a tríplice coroa com a conquista da Copa de Portugal, que será disputada no próximo domingo contra o Vitória de Guimarães. E se depender do apetite pelas vitórias, o Porto deve ser campeão novamente.

No campeonato português, a equipe venceu 27 partidas em 30 rodadas. O brasileiro Hulk foi destaque e artilheiro da competição, com 23 gols. Com o desempenho, o atacante passou a ser o jogador mais caro da história do futebol luso. O Porto desembolsou um total de 19 milhões de euros pelo jogador em dois momentos: 5,5 milhões de euros em 2008 e 13,5 milhões de euro pagos, agora, por 40% que pertenciam a Juan Figer. O contrato foi estendido até 2016, com uma multa de 100 milhões de euros. Mas, na Liga Europa, o ataque teve outro protagonista.

O colombiano Falcão Garcia fez o gol do título, aos 44 minutos do primeiro tempo em uma cabeçada sem marcação após cruzamento de Guarín. Além de ser herói da segunda conquista (o primeiro título aconteceu em 2003), Falcão entrou para a história do torneio como o maior artilheiro. Ele superou o alemão Jürgen Klinsmann, que havia feito 15 gols em 1996. Os 18 gols do colombiano na competição chamaram a atenção do espanhol Real Madrid, que estaria disposto a desembolsar 30 milhões de euros pelo atleta.

Com o resultado dessa quarta-feira 18, o Porto chegou aos 130 gols em 52 jogos na temporada, média de 2,5 por partida. Só na Liga Europa foram 37 gols, novo recorde em uma competição europeia. O feito anterior pertencia ao Real Madrid, que fez 35 gols nas temporadas de 2000 e 2002 da Liga dos Campeões. Além disso, o técnico André Villas-Boas, de 33 anos, é o mais jovem comandante de uma equipe campeã no continente.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email