Emissão global de CO2 aumentará 20% até 2035

Se at 2017 investimentos para melhorias na eficincia energtica no forem feitos, a temperatura poder aumentar em 6C

Emissão global de CO2 aumentará 20% até 2035
Emissão global de CO2 aumentará 20% até 2035 (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Emissão global de CO2 aumentará 20% até 2035. É que mostra relatório publicado, nesta quarta-feira, pela Agência Internacional de Energia. O estudo apontou também que o consumo de energia deverá aumentar um terço em 25 anos, devido ao uso intenso de combustíveis fosseis, fato que ajudaria o aumento da temperatura global em 3,5⁰C acima dos níveis pré-industriais em longo prazo.

Segundo a Agência, em 2035, a China será o principal consumidor de energia, pois utilizará 70% a mais que os Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar no ranking atual de consumo.

Diante dessa perspectiva, a AIE alertou que se não houver uma rápida mudança política até 2017 - como a redução no uso de combustíveis fósseis e investimentos para melhorias na eficiência energética - diversas complicações com o clima poderão acontecer, como “um aumento dde 6ºC, ou mais, na temperatura”.

O relatório também estima que os investimentos em usinas hidroelétricas e no uso de petróleo diminuirão em aproximadamente 38 bilhões de dólares. Já a produção nuclear no globo poderá cair 15% até 2035 depois da catástrofe de Fukushima, no Japão, em março passado. Em contrapartida, o uso de carvão vegetal - um dos maiores responsáveis pela elevação da emissão de CO2 - subirá 65%, especialmente na China.

Como solução, a agência sugere a construção de usinas mais eficientes na captura e armazenamento de carbono, apesar destes empreendimentos ainda enfrentarem barreiras regulamentares e políticas para sua implantação.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email