HOME > Geral

Empreendimento sustentável

As pequenas e médias empresas brasileiras estão cada vez mais preocupadas com a questão ambiental

Empreendimento sustentável (Foto: Shutterstock)

Aline Oliveira _247 A agenda da sustentabilidade está na pauta mundial e as pequenas e médias empresas não iriam ficar de fora. Ela já é assunto primordial para as mais de seis milhões de pequenas e médias empresas que existem em todo o País, que, agora, precisam pensar sua gestão de forma inovadora e sustentável. “Quando falamos em sustentabilidade, consideramos três aspectos importantes: social, ambiental e o econômico. Esses três aspectos precisam estar integrados”, explica o consultor de sustentabilidade e Diretor de Projetos Especiais da Vega Engenharia Ambiental, Carlos Bezerra.

Uma pesquisa recente do SEBRAE, feita com 4 mil empreendedores, mostra que eles se importam com a questão ambiental e entendem a complexidade do tema. Segundo o estudo, a maioria dos entrevistados sabe que a sustenta­bilidade está fortemente associada a questões ambientais (87%), sociais (82%) e econômicas (82%), e não apenas a um ou dois desses pontos.

Quanto à questão ambiental, algumas práticas já estão sendo colocadas em prática pelos pequenos e médios empresários, pois, ainda segundo o estudo, os empreendedores fazem coleta seleti­va de lixo (70,2%), controle de consumo de papel (72,4%), de água (80,6%), de energia (81,7%) e uso adequado de resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tinta (65,6%).

Adotar práticas sustentáveis pode fazer bem, também, para os negócios. “O movimento de sustentabilidade é um dos principais movimentos que tem acontecido na nossa era, no nosso tempo. Isso está crescendo e é claro que o consumidor está cada vez mais atento”, diz Carlos Bezerra.

Essa realidade já é notada por 79% dos entrevistados pelo SEBRAE, que dizem ter consciência de que as empresas que adotam medidas de preservação ambiental podem atrair mais clientes. “Além disso, 46% dos entrevistados identificam a questão ambiental como oportunidade de ganhos”, disse Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do SEBRAE. 

RIO+20

Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o SEBRAE irá mostrar oportunidades para negócios ver­des – com foco em práticas sustentáveis –, e para orientar os empreendedores na adoção dessas práticas. “O tema da sustentabilidade que será tratado na Rio+20 é agenda que veio para ficar. Não se trata de um caso episódico ou modismo. É algo consistente e coerente com mudanças dos hábitos do consumidor e  com os  processos de inovação”, pontua o diretor técnico do SEBRAE. 

A instituição estará no ciclo de debates promovi­do pelo Ministério do Meio Ambiente, que ocorrerá no dia 14 de junho, e no dia 21, integra­rá evento com especialistas nacionais e internacionais para debater a relação dos pequenos negócios com o desenvolvi­mento sustentável.

Também serão feitas palestras e oficinas para mostrar ao empresário como atender às exigências do mercado quanto à adoção de práticas sustentáveis serão produzidas. Fora isso, há uma parceria com o Canal Futura, que exibirá cases bem sucedidos e oportunidades de negócio para quem quer ampliar sua empresa.