Energia mais cara em Pernambuco
Aneel autorizou reajuste de 5,41% por parte da Celpe a partir de maio para clientes residenciais; empresas e indstrias tambm pagaro mais caro
Raphael Coutinho _PE247 – A partir do próximo domingo (29), o consumidor residencial em Pernambuco pagará mais caro em sua conta de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou um aumento de 5,41% no valor pago pelos usuários no Estado. No entanto, o percentual ficou um pouco abaixo do que foi solicitado pela Celpe, que foi 5,61%. A partir de maio, o acréscimo já será sentido pelos consumidores comuns.
Além do aumento nas residências, os grandes clientes que consomem em alta tensão também pagarão mais caro a partir do próximo mês. Indústrias de grande porte terão reajuste de 8,11% nas suas contas. Já estabelecimentos de tamanho médio receberão as contas com aumento de 3,57%, enquanto os pequenos empreendimentos, como indústrias de pequeno porte e padarias, vão ter um reajuste de 5,87% na conta.
A justificativa para o aumento, segundo a própria Aneel, foi o crescimento em 16% no preço da energia. De acordo com o órgão regulador, alguns contratos antigos da Celpe chegaram ao fim e a renovação significou um aumento também na distribuição. “No futuro, a renovação das concessões deve contribuir para o preço da energia ficar mais barato”, explicou o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: