Entenda a relação entre obesidade e saúde ocular
O oftalmologista Ramon Barreto explica que a obesidade acarreta aumento da pressão arterial, e isso pode afetar o fundo do olho



Por Cotidiano/Rádio Nacional de Brasília
A obesidade pode interferir na saúde ocular? Para esclarecer essa dúvida, o Cotidiano conversou com o oftalmologista Ramon Barreto. Ouça aqui.
Ele explica que a obesidade acarreta aumento da pressão arterial, e isso pode afetar o fundo do olho. É comprovado que a glicemina ou glicose no sangue pode aumentar o risco da diabetes, que traz várias alterações nos vasos sanguíneos da retina, causando a cegueira que, se não tratada em tempo pode ser irreversível.
Segundo o oftalmologista, quanto à pressão alta, essa também pode causar a perda da visão. Essas alterações, tanto a diabetes quanto a pressão alta são doenças mais comuns em obesos.
Ramon Barreto diz que o colesterol e os triglicerídeos altos prejudicam a circulação sanguínea do fundo do olho e causam problemas de visão: "o corpo todo é afetado com a obesidade, e por isso é importante controlar a glicose, o colesterol, evitar alimentos gordurosos, evitar os fast foods, comer mais frutas e vegetais", aconselha.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247