TV 247 logo
      HOME > Geral

      Entenda o que é a PEC 241 e como ela pode afetar sua vida

      Texto de Gil Alessi, do El País, detalha a proposta de emenda à Constituição aprovada na noite desta segunda-feira na Câmara que limita os gastos públicos por 20 anos, traz a opinião de especialistas sobre a medida e suas consequências

      Texto de Gil Alessi, do El País, detalha a proposta de emenda à Constituição aprovada na noite desta segunda-feira na Câmara que limita os gastos públicos por 20 anos, traz a opinião de especialistas sobre a medida e suas consequências (Foto: Gisele Federicce)
      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Gil Alessi, do El País - A Câmara dos Deputados passou em primeira votação nesta segunda-feira a proposta de emenda constitucional que cria uma teto para os gastos públicos, a PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos.

      Com as contas no vermelho, o presidente Michel Temer vê na medida, considerada umas das maiores mudanças fiscais em décadas, uma saída para sinalizar a contenção do rombo nas contas públicas e tentar superar a crise econômica.

      O mecanismo enfrenta severas críticas da nova oposição, liderada pelo PT, pelo PSOL e pelo PCdoB, mas também vindas de parte dos especialistas, que veem na fórmula um freio no investimento em saúde e educação previstos na Constituição. O texto da emenda, que precisa ser aprovado em uma segunda votação na Câmara e mais duas no Senado, também modifica a regra de reajuste do salário mínimo oficial, que se limitará à variação da inflação.

      Clique aqui e entenda o que é a proposta e suas principais consequências.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: