Entre PT e PSB "Está tudo na mais santa paz"
Lderes dos dois partidos desmentem que a aliana esteja em crise. Mal estar foi gerado aps divulgao de crticas que teriam sido feitas pelo senador Humberto Costa (PT) ao governador Eduardo Campos (PSB) durante um encontro do Partido dos Trabalhadores, no Recife.
Bruna Cavalcanti_PE247 – As possíveis críticas feitas pelo senador do PT, Humberto Costa, ao governador do Estado, Eduardo Campos (PSB) levaram as lideranças dos partidos atentarem conter o mal estar gerado a partir do vazamento das declarações. De acordo com um líder petista, que não se identificou, durante uma reunião do partido, realizada semana passada no Recife, Costa teria criticado a postura de Campos e o acusado de praticar “nepotismo”. A polêmica, que foi veiculada por diversos sites no final de semana, teve repercussão em várias alas do PT e do PSB. No entanto, ao contrário do que foi afirmado, a aliança entre os dois partidos, ao menos aparentemente, segue inabalável. Isso é o que afirma o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes,
“Está tudo na mais santa paz (entre o PSB e o PT). Li em vários lugares sobre as críticas que teriam sido ditas por Humberto. No entanto, precisamos ter a confirmação dessa fala e, por enquanto, nada foi confirmado. Não considero essa informação quente”, explicou Sileno Guedes. De acordo com o socialista, o seu partido não irá tomar como base possíveis críticas que teriam sido reveladas por meio de fontes não identificadas. “Isso partiu de uma pessoa que vazou informações. Por isso, cabe ao PT confirmar ou explicar essa questão”, afirmou.
Procurado pelo PE247, o senador Humberto Costa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não iria comentar essas declarações. “Isso surgiu de alguém que sequer revelou o seu nome. Ele não irá falar sobre isso”, afirmou uma das assessoras do petista.
A polêmica envolvendo o senador foi levantada, no sábado (24), pelo blog do jornalista Kleber Cisneiros, de Garanhuns, e logo depois replicada em vários veículos, como o Blog de Jamildo. Segundo a apuração feita por Cisneiros, o clima já seria de guerra entre o PSB e o PT. Ainda de acordo com ele, um dos dirigentes do PT na Região Metropolitana do Recife (RMR), que pediu para não ser identificado, afirmou que, durante um discurso realizado na última quinta-feira (22), durante uma reunião da CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente majoritária do PT em Pernambuco, Humberto teria criticado a aliança entre o PSB e o PSDB – os partidos são aliados em várias capitais brasileiras, como Minas Gerais e São Paulo. O senador também teria dito que Eduardo pratica “nepotismo descaradamente, colocando a mãe no Tribunal de Contas para fiscalizar as suas próprias contas, a sua prima na Câmara dos Vereadores do Recife, parentes na Hemobrás, e por aí vai”.
Para o presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Jurandir Liberal (PT), não existe polêmica alguma. O vereador, que esteve presente no encontro com as lideranças petistas, afirmou que tudo não passa de uma grande invenção, já que as declarações negativas, que teriam sido feitas por Humberto a Eduardo não aconteceram. “Estive presente na reunião e posso afirmar que não teve nenhum comentário ou crítica negativa ao governador. Fizemos sim uma avaliação da relação entre o PSB e o PT, mas nada de forma negativa. Isso nem teria razão de ser, já que somos aliados de Eduardo desde o seu primeiro mandato”, afirmou o petista.
Outros líderes que estiveram presentes ao encontro também confirmaram a mesma versão dada por Liberal. Em conversa com o PE247, dois petistas, que preferiram não se identificar, afirmaram que não houve qualquer crítica negativa ao governador. No entanto, um deles admitiu que grande parte do fogo amigo direcionado a Eduardo tinha relação direta com a liderança nacional que ele vem ocupando legitimamente nos últimos meses.
“Humberto comentou sobre a mobilização nacional, o fortalecimento e o movimento de liderança que está sendo realizado pelo governador. E foi só isso. Não houve conversas, por exemplo, a respeito dessa questão da aliança entre o PSB e o PSDB”, garantiu. Ambos os petistas, no entanto, disseram estar preocupados com a exposição negativa do partido no meio de toda essa polêmica. “Era uma reunião fechada. Esse tipo de coisa expõe à corrente (CNB) e todo o PT. É lamentável”, afirmou um dirigente do Partido dos Trabalhadores.
Relação PT x PSB
Ainda de acordo com a matéria publicada no blog do jornalista Kleber Cisneiros, que originou a polêmica, a aliança entre o PT e o PSB do Governador Eduardo Campos jestaria praticamente desfeita. Em entrevista à Cisneiros, o líder petista, que preferiu não ser identificado, teria afirmado que o rompimento entre os dois partidos já aconteceu nos bastidores. “É questão de tempo para ser dito oficialmente”, teria dito.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: