Escola melhor colocada no Enem 2014 ganha nova sede
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, inagura hoje uma nova sede. A escola foi a mulhor colocada, no Ceará, nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 (ENEM), divulgados pelo Inep, no ano passado
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, distante 125 quilômetros de Fortaleza, ganhará uma nova sede. Essa EEEP foi a instituição pública melhor colocada no Ceará, nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep) no ano passado. O investimento para a construção, aquisição de equipamentos e mobiliário foi de R$ 9,3 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual.
A inauguração da nova sede acontece hoje (5) pela manhã, com a presença do governador Camilo Santana.
A escola oferta os cursos de Administração, Comércio, Contabilidade, Informática e Finançase e funcionava em prédio escolar da rede estadual adaptado para receber o programa. Distribuída em 5,5 mil metros quadrados, a nova estrutura da escola de Itapajé é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 2, sediada em Itapipoca. A rede estadual na região conta com 43 escolas. sendo 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos, 9 Escolas Profissionalizantes, 1 Escola do Campo, 1 Escola Indígena, 1 Escola de Tempo Integral e 30 Escolas Regulares.
O currículo na Escola de Educação Profissional oferece as disciplinas da base comum, ou seja, previstas no currículo do ensino médio, e as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas. Também inclui a parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social, Contexto das Relações do Trabalho, conteúdos de Empreendedorismo, metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo, entre outros.
As Escolas Profissionais foram implementadas com a finalidade de integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 53 cursos técnicos para 90 municípios cearenses. Em todo o Estado são 48 mil jovens atendidos nas 115 Escolas Profissionais em funcionamento.
