TV 247 logo
    HOME > Geral

    'Estado ainda não tem terreno para estaleiro'

    O governador Renan Filho (PMDB) disse, durante visita ao Porto de Maceió, ainda acreditar na vinda do estaleiro para o Litoral Norte de Alagoas; ele destacou, porém, que mesmo com todos esses anos de debate em torno do empreendimento, o terreno não foi sequer providenciado e que a gestão passada colocou "o carro na frente dos bois"; "O estaleiro andou, conseguiu licença ambiental, com a mobilização de toda a bancada federal, mas ainda não há terreno. O Estado sequer comprou o terreno"

    O governador Renan Filho (PMDB) disse, durante visita ao Porto de Maceió, ainda acreditar na vinda do estaleiro para o Litoral Norte de Alagoas; ele destacou, porém, que mesmo com todos esses anos de debate em torno do empreendimento, o terreno não foi sequer providenciado e que a gestão passada colocou "o carro na frente dos bois"; "O estaleiro andou, conseguiu licença ambiental, com a mobilização de toda a bancada federal, mas ainda não há terreno. O Estado sequer comprou o terreno" (Foto: Leonardo Lucena)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    GazetaWeb.com - O governador Renan Filho (PMDB) disse, nesta quarta-feira (8), durante visita ao Porto de Maceió, ainda acreditar na vinda do estaleiro para o Litoral Norte de Alagoas. Ele destacou, porém, que mesmo com todos esses anos de debate em torno do empreendimento, o terreno não foi sequer providenciado e que a gestão passada colocou "o carro na frente dos bois".

    Segundo ele, uma reunião deve acontecer essa semana para discutir o assunto e um contato com a empresa interessada também deve ser feito, visto o "que o Brasil vive uma nova circunstância" devido à crise econômica.

    "O estaleiro foi anunciado muito prematuramente. Bem antes da gestação começar, ele foi anunciado como concreto e isso gera muita dificuldade. O estaleiro andou, conseguiu licença ambiental, com a mobilização de toda a bancada federal, mas ainda não há terreno. O Estado sequer comprou o terreno", disse.

    Renan Filho destacou, porém, acreditar mais em um novo empreendimento voltado para exportação da produção local e do Nordeste, além da importação de produtos geralmente trazidos ao Estado por meio de outros portos.

    "Vejo viabilidade, porém menor que em outros momentos. O estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, vive uma grande dificuldade. De forma que vejo mais perto a possibilidade de Alagoas ter um novo equipamento que possa exportar nossa produção e receber importação por aqui, dado que temos uma lei bastante arrojada".

    Nesse sentido, o governador afirmou que vai discutir novas possibilidades para o Porto de Maceió – atualmente vinculado ao de Natal. De acordo com ele, o Governo vem preparando projetos junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em especial para a construção de uma estação de desembarque para os cruzeiros.

    "O porto tem um papel fundamental no desenvolvimento de Alagoas. Os estados não crescem sem ter condições de comercializar por via marítima. Mas Alagoas vive um momento difícil, porque, apesar de ser um porto que inclusive financia outros em sua operação, tem algumas dificuldades, como o recebimento de passageiros".

    Secretaria de Educação

    Durante a visita, o governador ainda garantiu a construção de um novo prédio para a Secretaria de Educação (SEE). Uma parte da antiga sede do órgão, que desde a gestão passada já funcionava em outro local, desabou neste final de semana devido às fortes chuvas.

    "Há mais de três anos a secretaria foi retirada de lá. É um prédio é muito antigo, histórico, não está preparado para as novas tendências. O governo tirou a secretaria de lá e espalhou em vários locais. Vamos mudar isso e construir uma nova secretaria, mas não tem como ser ali".

    Renan Filho não revelou o novo local para a secretaria e disse que o projeto está sendo concluído e será apresentado nos próximos dias. Segundo ele, as obras serão tocadas com recursos próprios da pasta.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: