Estado conta com mais uma urgência odontológica
O servio ser oferecido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista, na Regio Metropolitana do Recife (RMR)
Julliana Araújo_247 - Começa a funcionar, a partir de hoje (4), mais uma emergência odontológica 24h, da rede estadual de saúde. O serviço será oferecido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Esta é a terceira unidade entregue pelo Governo do Estado, para prestar do serviço, que é ofertado em estruturas semelhantes no Curado e em Olinda. A expectativa é de atender todos os dias cerca de 50 pacientes. Para isso, serão repassados R$ 70 mil para a Fundação Professor Martiniano Fernandes – Imip Hospitalar, organização social (OS) que gere a UPA de Paulista.
São classificadas como urgências os tratamentos de dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). O atendimento será feito de acordo com a classificação de risco, exclusivamente, para os casos de urgência e emergência.
A UPA de Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes, também ganhará o atendimento. E em 2012, a UPA Especialidade de Petrolina passa a oferecer o serviço. A partir de novembro, até agosto de 2012, os hospitais regionais passam a oferecer a especialidade de cirurgiões dentistas. Os especialistas ficarão nos hospitais de Palmares, Limoeiro, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.
A implantação das unidades faz parte do Plano Estadual de Saúde Bucal, investirá cerca de R$ 18 milhões para tratar da saúde bucal dos pernambucanos. Além das urgências ondotológicas, haverá também a distribuição de kits de saúde bucal (escova, pasta dental e cartilha educativa) para os cadastrados no Programa Chapéu de Palha, fluoretação da água nos sistemas de abastecimento e concessão de próteses dentárias, a partir de convênio com 23 laboratórios espalhados por todas as regionais de saúde.
Academias da Saúde
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a implantação de 73 novas Academias da Saúde em 67 cidades pernambucanas. Lançada em abril para estimular a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, o projeto selecionou, ao todo, 2 mil polos, que serão instalados em 1.828 municípios brasileiros. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: