HOME > Geral

Estado destina 30% das vagas de concurso para professores a negros

A Secretaria da Educação do Estado abre na quinta-feira as inscrições para processo seletivo de 6.145 professores da rede estadual, com reserva de 30% das vagas para a população negra; "Esta é a primeira seleção para profissionais da educação com reserva de cotas, conforme estabelece a Lei Estadual 13.182/14, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa", informa o secretário da Educação, Osvaldo Barreto

A Secretaria da Educação do Estado abre na quinta-feira as inscrições para processo seletivo de 6.145 professores da rede estadual, com reserva de 30% das vagas para a população negra; "Esta é a primeira seleção para profissionais da educação com reserva de cotas, conforme estabelece a Lei Estadual 13.182/14, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa", informa o secretário da Educação, Osvaldo Barreto (Foto: Romulo Faro)

Bahia 247 - A Secretaria da Educação do Estado abre na quinta-feira (11) as inscrições para o processo seletivo de 6.145 professores da rede estadual, com reserva de 30% das vagas para a população negra.

"Esta é a primeira seleção para profissionais da educação com reserva de cotas, conforme estabelece a Lei Estadual 13.182/14, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa", informa o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

As inscrições do processo seletivo para professor, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), ficam abertas até o dia 26 de junho e devem ser feitas no site da Consultec. Das 6.145 mil vagas oferecidas em todo o estado, 4.616 são destinadas aos profissionais da Educação Básica, 1.282 aos da Educação Profissional e 247 aos da Educação Indígena.

"Essa seleção regulariza a situação de professores da rede estadual e está alinhada à proposta do [programa] Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, para assegurar a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas. Isso passa pela valorização dos profissionais da educação", afirma a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado, Ana Catapano.

As provas estão programadas para 26 de julho e vão ser aplicadas nas sedes dos Núcleos Regionais de Educação (NREs). O processo seletivo é composto por três etapas - questões objetivas, subjetivas e prova de títulos.