Estado pagará cirurgia de mudança de sexo

Em uma decisão inédita em Pernambuco, o juiz Marcos Vinícius Nonato decidiu que o Governo de Pernambuco terá que custear a cirurgia para a mudança de sexo de um transexual; fato representa uma vitória sem precedentes contra o preconceito

Estado pagará cirurgia de mudança de sexo
Estado pagará cirurgia de mudança de sexo (Foto: Bernardo Soares/Folhapress)

Leonardo Lucena_PE247 - o que de primeiro era apenas um sonho distante, agora ganha conotações reais e marca uma vitória sem igual contra o preconceito. Depois de anos lutando contra as características femininas, o cidadão Alexandre Emanuel poderá realizar uma cirurgia (Metoidioplastia) para trocar de sexo. Nascido mulher, agora ele vai ter a identidade que sempre quis graças a uma decisão inédita em Pernambuco, pois o juiz do Tribunal de Justiça (TJPE), Marcos Vinícius Nonato, concedeu o pleno direito para que Alexandre possa virar um homem definitivamente através de uma cirurgia para mudança de sexo custeada pelo Estado.  O procedimento ocorrerá na Universidade Federal de Goiás (UFGO) e ainda não tem data marcada.

A decisão, inédita no âmbito estadual, representa uma quebra do preconceito que ainda é um grande entrave para aqueles ou aquelas que desejam mudar o sexo, mas têm receio de serem discriminados. Porém, Emanuel não quis nem saber de preconceitos e correu atrás do seu objetivo o qual tinha desde quando era adolescente: ser uma pessoa do sexo masculino. E conseguiu.

Hoje, com 45 anos, Alexandre Emanuel (que preferiu não revelar seu antigo nome), vai dar um ponto final nessa luta para ser ele mesmo. “Na adolescência, eu já tinha dificuldades de relacionamento com as meninas porque não me identificava com elas. Tinha em mente que o meu perfil psicológico era masculino”, disse. “Somente em 1999, um ano após o Conselho Federal de Medicina aprovar este tipo de cirurgia, comecei a correr atrás”, acrescenta. De lá para cá, no entanto, Emanuel passo por várias cirurgias, para a retirada das mamas, por exemplo, além de tratamentos hormonais.

 

 

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247