Estado terá novo parque eólico
Grupo italiano investirá R$ 516,6 milhões na iniciativa; a previsão é de que as obras comecem em janeiro de 2013; Já a operação deverá ter início apenas em primeiro de janeiro de 2014
PE247 – O município de Tacaratu, no Sertão pernambucano, vai receber um parque eólico, com a implantação de 34 torres que poderão gerar até 79,9 megawatts (MW). O grupo italiano Enel Green Power investirá R$ 516,6 milhões na iniciativa. A previsão é de que as obras comecem em janeiro de 2013. Já a operação deverá ter início apenas em primeiro de janeiro de 2014.
De acordo com informações, o parque será dividido em três subparques, sendo o Pau Ferro, o Pedra do Gerônimo e, por fim, o Tacaicó. Este será o segundo parque eólico implantado em Pernambuco. O primeiro ocorreu com a instalação de torres no município de Gravatá (Agreste) e no de Macaparana (Mata Norte).
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fred Amâncio, pontua algumas vantagens de investir em fonte de energia limpa. De acordo com o dirigente, as empresas do setor se beneficiam ao terem incentivos fiscais concedidos pelo Governo Federal e não recolhem Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Vale ressaltar que o Estado já conta com duas empresas fabricantes de equipamentos para serem utilizados na produção de energia eólica. São a espanhola Gestamp e a argentina Impsa, fabricantes de torres e aerogerador, respectivamente.
Nos próximos dias 27 e 28, será realizada a Conferência Nacional de Energia Eólica (Pernambuco Business Wind), no Mar Hotel, bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: