HOME > Geral

Estados do Sul fazem 'plebiscito' para se separar do Brasil

Uma espécie de plebiscito informal pedindo a separação dos três estados do Sul do restante do Brasil teve início em diversos pontos de Porto Alegre (RS); movimento separatista O Sul é o Meu País batizou a consulta informal de "Plebisul" e defende a separação do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; movimento espalhou cerca de 1,5 mil urnas em diversos municípios da Região Sul

Uma espécie de plebiscito informal pedindo a separação dos três estados do Sul do restante do Brasil teve início em diversos pontos de Porto Alegre (RS); movimento separatista O Sul é o Meu País batizou a consulta informal de "Plebisul" e defende a separação do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; movimento espalhou cerca de 1,5 mil urnas em diversos municípios da Região Sul (Foto: Paulo Emílio)

247 - Uma espécie de plesbicito informal pedindo a separação dos três estados do Sul do restante do Brasil teve início em diversos pontos de Porto Alegre (RS). Movimento separatista O Sul é o Meu País batizou a consulta informal de "Plebisul" e defende a separação do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. "O Brasil precisa mais do Sul do que o Sul do país", disse um dos responsáveis pela colocação das urnas em Porto Alegre, Paulo Albuquerque.

O movimento separatista teve início por Santa Catarina e tem se espalhado pelos demais estados da Região Sul. O "Plebisul" possui página na internet e uma sede no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo. Duas urnas foram montadas em Porto Alegre, no Parque da Redenção. Ali, uma faixa perguntava aos possíveis eleitores: "Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente? O movimento se chama "Plebisul"". Ao todo, o movimento espalhou cerca de 1,5 mil urnas em diversos municípios da Região Sul.