HOME > Geral

Eunício costura chapa única na disputa pelo comando do Senado

Nos bastidores da disputa pela presidência do Senado, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) vem costurando chapa única com base aliada e oposição para garantir apoio ao seu nome. Segundo informações do Estadão, o PSDB ficará com a 1ª vice-presidência, enquanto o PT deverá optar pela 1ª secretaria - um dos cotados para o posto é o cearense José Pimentel

Nos bastidores da disputa pela presidência do Senado, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) vem costurando chapa única com base aliada e oposição para garantir apoio ao seu nome. Segundo informações do Estadão, o PSDB ficará com a 1ª vice-presidência, enquanto o PT deverá optar pela 1ª secretaria - um dos cotados para o posto é o cearense José Pimentel (Foto: Rodrigo Rocha)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ceará247 - O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) vem costurando nos bastidores uma chapa única para a eleição para o comando do Senado, que ocorre no dia 2 de fevereiro. De acordo com matéria do Estadão, o cearense vem tendo conversas com a base aliada e oposição para tentar garantir consenso para os outros dez cargos da Mesa Diretora do Senado, o mais amplo espectro de apoios à sua candidatura. “A maior dificuldade, no entanto, está no acerto dos cargos dos senadores do PMDB, a maior bancada da Casa, e, em especial, do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)”, diz o texto.

Pela atual conjuntura do Senado, o PSDB, com 12 integrantes na Casa, ficará com a 1ª vice-presidência e o mais cotado para assumir o posto é Paulo Bauer (SC). Terceira maior bancada, com 10 senadores, o PT deverá optar pela 1ª secretaria. Entre os nomes cotados estão os de José Pimentel (CE), Jorge Viana (AC) e Paulo Rocha (PA). Um grupo minoritário no partido, no entanto, não deseja fechar chapa única liderada por Eunício, que traiu Dilma Rousseff durante o processo de impeachment.

O PMDB, além da presidência do Senado, manterá a 2ª vice-presidência e deverá definir quem presidirá a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Pelo menos três senadores peemedebistas querem o comando da CCJ: Edison Lobão (MA), Eduardo Braga (AM) e Rose de Freitas (ES).

(Com informações do Estadão)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: