Europeus incendeiam ruas contra cortes trabalhistas

Em Atenas e Madri, milhares de pessoas protestaram contra cortes de benefcios salariaise exigncias do Fundo Monetrio Internacional; enquanto multides celebram o Carnaval no Brasil, o clima na Europa de indignao

Europeus incendeiam ruas contra cortes trabalhistas
Europeus incendeiam ruas contra cortes trabalhistas (Foto: Jon Nazca/REUTERS)

Manifestantes se reuniram em Atenas neste domingo para protestar contra cortes no orçamento, enquanto os ministros da zona do euro planejam discutir a aprovação de um novo pacote de resgate de € 130 bilhões para o país. Segundo a polícia, o número de manifestantes chega a 1,5 mil.

Sindicatos dos setores público e privado uniram forças no protesto deste domingo, rejeitando o que consideram "exigências inaceitáveis" da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, argumentando que as medidas violam os direitos dos trabalhadores e os acordos coletivos. O último corte de orçamento inclui redução de 22% do salário mínimo e de 12% das pensões acima de € 1,3 mil.

Partidos de extrema esquerda também devem participar de um segundo protesto em Atenas na tarde de hoje.

O movimento hoje ocorre uma semana depois do Parlamento aprovar novas medidas de austeridade e provocar protestos violentos em que grupos incendiaram prédios na capital grega.

Ruas de Madri

Milhares de manifestantes marcham pela Espanha contra as reformas trabalhistas recém-aprovadas pelo governo. Os principais sindicatos do país organizaram marchas em 57 cidades, começando no início da manhã deste domingo em Córdoba, no sul, e com término previsto em Barcelona, Sevilha, Toledo e Valência, com uma grande demonstração em Madri a partir do meio-dia.

As novas medidas do governo permitem que empresas espanholas com problemas de receita façam acordos coletivos e tenham maior flexibilidade para ajustar horários, tarefas e salários dos empregados, além de tornar as demissões mais baratas e fáceis. As informações são da Associated Press

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247