Ex-prefeito: Delta se instalou em Anápolis na gestão de Gomide
Prefeito de Anápolis antes de Antônio Gomide assumir em 2008, Pedro Sahium afirma que empreiteira envolvida no escândalo Cachoeira começou a atuar na cidade na administração do petista; "Eu gastava R$ 800 mil por mês com limpeza urbana, depois passaram a pagar quatro vezes mais para a Delta fazer o serviço", diz Sahium; o ex-prefeito critica o excesso de comissionados durante a o governo de Gomide; "Na minha época eram 300 comissionados e aí saltou para 2 mil. Por quê? A cidade não cresceu tanto assim", contesta Pedro Sahium
Goiás247 - Em entrevista à Rádio Manchester, o ex-prefeito de Anápolis Pedro Sahium confirmou que a empreiteira Delta, envolvida no escândalo Cachoeira, começou a prestar serviços para a prefeitura do município na gestão de Antônio Gomide (PT), que hoje é candidato ao governo do Estado.
Sahium citou os gastos astronômicos da prefeitura com a Delta no pagamento para limpeza urbana. “A Delta entrou no governo do PT e permaneceu até os problemas estourarem. Eu fazia o serviço de coleta de lixo, de varrição e o serviço no aterro sanitário gastando uma média de R$ 800 mil por mês. Depois que eu saí, a prefeitura começou a gastar quatro vezes mais com e ninguém falou nada na Câmara Municipal”.
Reportagem do site Brasil 247, em 2012, mostrou que os gastos com limpeza em Anápolis realmente aumentaram de forma significativa durante a gestão de Gomide. Em junho de 2011, a prefeitura pagou R$ 5,8 milhões à Delta. O Brasil 247 também mostrou que entre 2010 e 2012, os contratos entre a empreiteira investigada pela Polícia Federal e a prefeitura de Gomide somara R$ 105 milhões.
“São coisas que aconteceram e deixam a agente com a pulga atrás da orelha”, disse Pedro Sahium. O ex-prefeito afirmou que deixou a prefeitura com R$ 28 milhões em caixa e os salários em dia. Recentemente, o atual prefeito João Gomes (PT) revelou que a prefeitura sofre com um déficit mensal de R$ 5 milhões. “O governo que assumiu depois de mim elevou o número de secretarias e isso pesa na maquina administrativa. Na minha gestão eram cerca de 300 comissionados e agora há 2 mil cargos. Por que? A cidade não aumentou tanto assim”.
Pedro Sahium acredita que João Gomes conseguirá superar as dificuldades. “Vai ter indisposição com muita gente, mas ele deve enfrentar as dificuldades para fazer isso. Tomara que ele consiga e tenha coragem para fazer as mudanças necessárias”.
