Facebook entra em acordo sobre privacidade
Comisso do Comrcio americano exige que empresa obtenha consentimento dos usurios antes de compartilhar seus dados pessoais
247 – O Facebook entrou em um acordo com a Federal Trade Commission (Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos) sobre as denúncias de que enganava consumidores garantindo a eles que manteria como privadas as informações constantes na rede social, e, depois, repetidamente, permitindo que fossem compartilhadas e tornadas públicas.
O acordo proposto exige que o Facebook tome diversas medidas para garantir que cumprirá as promessas no futuro, inclusive dando aos consumidores aviso claro e proeminente e obtendo o consentimento expresso dos consumidores antes que as informações sejam compartilhadas, além das configurações de privacidade definidas.
A queixa com oito itens da FTC contra o Facebook faz parte dos esforços continuados do órgão para assegurar que as empresas cumpram as promessas de privacidade feitas a consumidores americanos. A agência declara que as afirmações feitas pelo Facebook são desleais e enganadoras e violaram a legislação federal.
O CEO Mark Zuckerberg se manifestou no blog oficial da empresa: “Sou comprometido em fazer o Facebook ser o líder em transparência e controle de privacidade”. Ele ainda apontou as melhorias que foram implantadas no site e, assim, ampliar o controle que o usuário tem sobre o conteúdo. Sobre o acordo, Zuckerberg lembrou que o Google e o Twitter já haviam feito negociações semelhantes. “Esses acordos criam um escopo de como as companhias deveriam abordar a privacidade nos Estados Unidos e em todo o mundo”, disse o fundador da rede social. “Continuaremos a melhorar o serviço, construir novas formas para você compartilhar e oferecer novos modos de proteger você e sua informação melhor do que qualquer outra companhia no mundo", escreveu Zuckerberg.
Assim sendo, o Facebook agora tem a obrigação de manter as promessas sobre privacidade com seus usuários. “Para este, as inovações não devem ser feitas às custas da privacidade dos usuários, mas sob a ótica da criatividade”, disse o diretor da FTC, Jon Leibowitz.
Com informações da PR Newswire e do portal Panorama Mercantil
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: