HOME > Geral

Falta de chuva prejudica lavouras comunitárias

Em Jataí, os primeiros relatos indicam quebra quebra na safra decorrente dos baixos índices pluviométricos na época de desenvolvimento das plantas; região costuma colher 54 sacas do grão por hectare; para este ano, no entanto, a projeção é de 52 sacas

Falta de chuva prejudica lavouras comunitárias

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás Agora_ A falta de chuvas registrada nos últimos meses em Goiás tem causado prejuízos para as plantações do Programa Lavoura Comunitária. Em cidades como Santa Izabel e Itaguarú, no interior do Estado, o prejuízo registrado foi de 20 e 67 hectares, respectivamente, de terras cultivadas que foram perdidas.

Algumas prefeituras parceiras do programa e entidades  estão pleiteando outro plantio, que pode ser realizado até o dia 20 desse mês, para diminuir os prejuízos já registrados.

Em Jataí, principal região produtora do Estado, os primeiros relatos indicam uma ligeira quebra decorrente da falta de regularidade das chuvas na época de desenvolvimento das plantas. A região costuma colher 54 sacas do grão por hectare. Para este ano, no entanto, a projeção é de 52 sacas.

A produção do milho safrinha também deve sofrer redução. Devido à falta de chuva, o plantio só foi iniciado em novembro e, dessa forma, cerca de 30% das lavouras não estarão em plenas condições de colheita antes de meados de fevereiro, período ideal para o plantio da safrinha.

A estimativa é que somente 70% da área de Jataí, cerca de 170 mil hectares, conseguirão produzir o milho safrinha.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: