FBC é acusado de favorecer empresa de amigo
Segundo a Folha de S. Paulo, a Project Projetos Técnicos, que pertence a um amigo e correligionário do ministro da Integração, foi escolhida para firmar um contrato milionário com a Codevasf. Curiosamente, a empresa apresentou preço mais alto do que as concorrentes no processo de licitação.
Tércio Amaral_PE247 – Inferno astral. Talvez seja essa a melhor expressão para explicar o momento do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB). O socialista foi alvo de uma nova acusação nesta quarta-feira (11). Segundo o jornal Folha de S. Paulo, uma empresa de um amigo e correligionário de Bezerra foi escolhida para firmar um contrato milionário com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A empresa acusada de favorecimento político é a Project Projetos Técnicos, cuja propriedade é do amigo de Bezerra e também filado ao PSB, o empresário João Recena. No ano passado, a companhia faturou um contrato de R$ 4,2 milhões em Pernambuco. Misteriosamente, a Project apresentou o preço mais alto do que as outras cinco concorrentes no processo de licitação. A Project informou, por meio da assessoria de imprensa, que “não há vinculação político-partidária” na escolha.
Desde o ano de 2009, a Project faturou em contratos com o Ministério da Integração Nacional R$ 34,5 milhões. Deste valor, 90% dos recursos saíram dos cofres da Codevasf. No último dia 6, a Casa Civil da Presidência da República emitiu uma nota sobre a mudança na cúpula da Codevasf, confirmando a indicação de Guilherme Almeida para a presidência da entidade. Antes da decisão, Clementino de Souza Coelho - irmão do ministro Fernando Bezerra Coelho - ocupava interinamente a presidência do órgão.
Esclarecimentos ao Congresso
Após estas e outras denúncias, a exemplo do suposto favorecimento no envio de recursos pela pasta de Integração ao seu Estado de origem, Fernando Bezerra Coelho deve ir ao Congresso, nesta quinta-feira (12), para prestar esclarecimentos à comissão representativa, que se reunirá durante o recesso parlamentar.
O encontro com os parlamentares servirá para que Bezerra se defenda das denúncias envolvendo sua atuação na pasta. O filho do ministro, o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB-PE), também vem sendo acusado de favorecimento. O parlamentar teve todas as emendas destinadas à pasta liberadas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: