TV 247 logo
      HOME > Geral

      Fechado o cerco contra torcidas organizadas

      O Ministério Público de Pernambuco (MPE) proibiu as torcidas organizadas de frequentarem os estádios de futebol por 60 dias; a medida veio após um torcedor ter sido baleado durante um confronto envolvendo as torcidas do Náutico e do Spor; torcedores deverão ser cadastrados para poderem assistirem aos jogos; também estãos endo ciradas unidades especializadas na prevenção e repressão de crimes do gênero

      Fechado o cerco contra torcidas organizadas
      Paulo Emílio avatar
      Conteúdo postado por:

      Leonardo Lucena_PE247 – O Ministério Público de Pernambuco (MPE) decidiu na manhã desta segunda-feira (18) que as torcidas organizadas ficarão proibidas de frequentarem os estádios de futebol por 60 dias. A medida veio após um torcedor do Náutico, Lucas de Freitas Lyra, 19 anos, ter sido baleado no último sábado (17) por um segurança de uma empresa de ônibus durante um confronto envolvendo as torcidas do Náutico e do Sport. A pedido do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), será criada a Comissão de Prevenção aos Crimes Envolvendo Torcidas, que estabeleceu metas com o objetivo de prevenir a violência entre os torcedores dentro e nos arredores dos estádios.

      A decisão foi tomada durante um encontro em que estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, o coordenador dos Juizados Cíveis e Criminais do Tribunal de Justiça, Aílton Alfredo, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, a secretária estadual dos Esportes, Ana Cavalcanti, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, além de representantes da Polícia Militar (PM). Na ocasião, ficou decidido que após um período de 60 dias apenas os torcedores cadastrados poderão frequentar os estádios, sendo o cadastramento monitorado pela Secretaria Estadual de Esportes. Passado o tempo de punição, as torcidas organizadas deverão recadastrar os seus integrantes em até três meses.

      O torcedor alvirrubro foi baleado na cabeça minutos antes da partida entre Náutico e Central, pelo campeonato pernambucano. No mesmo dia, o Sport jogou em casa contra o Campinense (PB) pela Copa do Nordeste. Apenas 3,2 quilômetros separam os dois estádios. Lucas de Freitas encontra-se Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração (HR), região central do Recife. Também no último sábado (17), um torcedor do Sport, Vinícius Gonçalves Caminha, foi ferido a pedradas durante um confronto entre as duas torcidas em uma das principais avenidas da cidade, a Agamenon Magalhães.

      O grupo decidiu, também, que partidas envolvendo pelos menos dois dos três times – Náutico, Santa Cruz e Sport – não poderão ocorrer no mesmo dia, independentemente da competição que estejam disputando. Se houver coincidência de jogos, de acordo com a tabela, um deles terá de ser adiado ou antecipado. Paralelamente, o Governo Estadual vai regulamentar a lei de grande eventos para disciplinar a realização de jogos em todo o Estado.

      Em até 60 dias, a secretaria estadual de Defesa Social (SDS) vai criar um delegacia especializada em intolerância esportiva.  Por enquanto, as ocorrências envolvendo torcidas organizadas serão registradas na Delegacia do Turista. O Tribunal de Justiça (TJ-PE) e o MPPE se comprometeram em criar uma Vara e uma Promotoria especializadas em crimes que envolvam torcidas de times rivais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: