CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Federação quer pena maior para doping de Cielo

Assessoria da Fina revelou ao jornalista Jamil Chade, do Grupo Estado, que quer aplicar seis meses de suspenso aos atletas brasileiros pegos no exame antidoping

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Federação Internacional de Natação (Fina) informou, na manhã desta quarta-feira, que apelará à Corte Arbitral do Esporte (CAS) das decisões do Painel de Doping da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA) a respeito dos exames antidoping de nadadores brasileiros. Ao jornalista Jamil Chade, do Grupo Estado, a assessoria da autoridade máxima dos esportes aquáticos afirmou que irá sugerir à CBDA suspensão de seis meses aos nadadores que apresentaram a presença da substância furosemida nos testes. Como forma de punição, a entidade nacional decidiu aplicar apenas uma advertência aos atletas Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked, após o resultado positivo.

Por meio de um comunicado oficial, a Fina afirma que cabe ao Painel do CAS tomar uma decisão sobre os atletas, com base nas regras de controle de doping da entidade. A Federação informa que a apelação não irá tirar, a princípio, os direitos de participar de competições e que apenas o CAS poderia tomar uma decisão de suspensão provisória.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Principal nome da natação no País, Cesar Cielo, campeão e recordista mundial dos 50m e 100m livres, se prepara para participar, no próximo mês, do Mundial de Esportes Aquáticos. Já os nadadores Henrique Barbosa e Nicholas Santos tiveram seus tempos anulados no Troféu Maria Lenk e foram tirados da competição.


Leia na íntegra o comunicado divulgado pela Fina

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Fina decidiu apelar na Corte Arbitral do Esporte (CAS) das decisões do Painel de Doping da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos nos casos dos testes de doping positivo para a substância furosemida dos nadadores Cesar Cielo Filho, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked.

As apelações serão baseadas nos elementos dos arquivos deste caso. Em qualquer caso, caberá ao Painel do CAS a emissão de uma decisão de acordo com as Regras de Controle de Doping da Fina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os atletas não estão suspensos no momento, e a apelação, em princípio, não terá efeito de suspender seus direitos de participar de competições pendentes de uma decisão. O Painel do CAS é a única autoridade que poderia dar uma decisão de suspensão provisória.

A Fina usará seus melhores esforços para obter uma decisão no tempo mais curto possível. A Fina, em particular, vai propor a aplicação de trâmites acelerados, sendo observado que isso depende de acordos das partes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO