Feira de Santana lança candidatura para sediar Olimpíada de 2020

Para ser a segunda cidade brasileira a sediar os jogos, logo após o Rio de Janeiro, em 2016, Feira terá de desbancar Istambul, Baku, Tóquio, Doha e Madri, as outras metrópoles inscritas

Feira de Santana lança candidatura para sediar Olimpíada de 2020
Feira de Santana lança candidatura para sediar Olimpíada de 2020 (Foto: Divulgação)

Metro 1

Deu no blog Orêa Seca, do portal Metro 1: o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira (1º) a entrada de Feira de Santana na lista das cidades que irão concorrer para sediar os Jogos Olímpicos de 2020. A Princesa do Sertão, como é conhecida a maior cidade do interior baiano, substituirá Roma na disputa. A capital da Itália chegou a anunciar sua candidatura, mas renunciou após o governo local considerar "irresponsável" aspirar a sede olímpica no momento em que a prioridade é enfrentar a crise econômica.

Para ser a segunda cidade brasileira a sediar os jogos, logo após o Rio de Janeiro, em 2016, Feira terá de desbancar Istambul, Baku, Tóquio, Doha e Madri, as outras metrópoles inscritas.

O presidente do COI, Jacques Rogge, já visitou o futuro Estádio Olímpico Joia da Princesa (foto acima), que será reformado e ampliado para receber as partidas de futebol e as competições de atletismo, além da cerimônia de abertura.

Rogge também participou de uma reunião a portas fechadas com o governador Jaques Wagner, o prefeito Tarcízio Pimenta e o deputado feirense Zé Neto, na qual foi apresentado o projeto "Feira 2020", já enviado para análise de um grupo de especialistas designado pelo COI. Este organismo redigirá uma avaliação sobre o projeto e, caso seja aceito, a cidade baiana terá de elaborar um segundo plano para apresentar ao COI em janeiro de 2013.

O ex-zagueiro da Seleção Brasileira Júnior Baiano, feirense ilustre, deve ser um dos principais cabos eleitorais da candidatura, com papel semelhante ao de David Beckham, que ajudou a promover a atual sede olímpica, Londres.

A decisão sobre quem receberá a Olimpíada de 2020 sai em setembro de 2013, em Buenos Aires, na Argentina.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247