Fernando Bezerra cotado para reconstruir o PMDB
A sucessão em Pernambuco permanece na pauta do ministro da Integração Nacional, embora ele evite falar sobre o assunto. Nos bastidores, comenta-se que Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) tem intensificado suas movimentações rumo às eleições para governador, tendo o PMDB como a principal porta de entrada
Leonardo Lucena _PE247 – A sucessão estadual permanece na pauta do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), embora ele evite falar sobre o assunto. Nos bastidores, comenta-se que pessoas ligadas ao pessebista informaram que o ministro tem intensificado suas movimentações rumo às eleições para governador, tendo o PMDB de Pernambuco como a principal porta de entrada. Isso porque, em princípio, FBC não é o nome mais cotado na lista do governador Eduardo Campos (PSB), que indicará um candidato para sucedê-lo no próximo ano. Mas outro argumento daria força ao ministro para entrar na disputa: a necessidade de reestruturar o PMDB em Pernambuco.
Embora o PMDB comande o maior número de prefeituras em todo o país (1.024), enquanto que o segundo colocado (PSDB) detém apenas 702, em Pernambuco a sigla elegeu apenas sete prefeitos, cravando a oitava posição entre os partidos que mais elegeram gestores municiais, longe de partidos como o PSB (59), que conquistou o maior número de prefeituras. Em seguida, vem o PTB (25), PSD (21), PSDB (20), PR (17), PT (13) e PDT (10). Dessa forma, os números justificariam a necessidade de erguer a legenda em Pernambuco para que a mesma não perca espaço no cenário político estadual.
As informações dão conta de que FBC também teria recusado um convite do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) para fazer parte dos holofotes pessedistas. Kassab nega que tenha feito o convite. O fato é que os peemedebistas já estão discutindo que rumo tomarão no pleito estadual do próximo ano, tanto é que o presidente nacional da sigla, senador Valdir Raupp (RO) se reuniu no último dia 7, em Brasília (DF), com representantes dos diretórios regionais para debater acerca das eleições 2014. A legenda pretende lançar candidatos em, pelo menos, 20 estados.
O prefeito de Petrolina, Sertão do Estado, Júlio Lóssio (PMDB), também é cotado para ser um dos candidatos e, curiosamente, o gestor foi ao encontro em Brasília com o presidente do seu partido e integrantes dos diretórios regionais. Na ocasião, nada ficou decidido. Teoricamente, o nome de FBC teria mais força para disputar o Governo do Estado por conta de sua inserção em nível nacional.
O PMDB nacional ainda não sinalizou o indicado ao Governo do Estado. Além disso, deve-se levar em consideração que o principal nome da sigla em Pernambuco, senador Jarbas Vasconcelos, apoia a candidatura presidencial do governador Eduardo Campos. Até o momento, o peemedebista apoia o PSB para a eleição estadual, mas, por enquanto, Jarbas prefere não se pronunciar sobre uma possível indicação do partido e o seu posicionamento será fundamental para a Direção Nacional fechar um acordo com a Estadual para lançar ou não candidatura própria no Estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: