Ferramentas sociais igualam games nos smartphones

Tempo mdio dos usurios dispensado com aplicativos como Facebook e Twitter iguala ao gasto com jogos mobile

Ferramentas sociais igualam games nos smartphones
Ferramentas sociais igualam games nos smartphones (Foto: REPRODUÇÃO)

Lucas Reginato _247 - A rápida popularização dos smartphones fez ascender, no último ano, um novo mercado que atraiu a atenção do mundo da tecnologia: o de aplicativos. Os dois movimentos – o maior número de pessoas conectadas e o maior investimento no desenvolvimento de novas ferramentas – causou uma mudança no comportamento dos usuários, que cada vez mais gastam seu tempo no aparelho com redes sociais.

A constatação foi reportada pela empresa especializada em análise de mercado mobile Flurry, que lançou em seu blog os resultados da comparação do uso que as pessoas tem feito de seu aparelho no ano passado e agora. Neste pequeno período de 12 meses, o uso de ferramentas sociais, que era bem menor ao de games, igualou e deve superar nos próximos meses.

Em 2011, a média de tempo no qual alguém utilizava seu aparelho era de 68 minutos diários – deste, apenas 15 eram destinados a redes sociais. Este número aumentou para 24 e igualou-se ao tempo gasto com jogos, sendo que a média de uso diário também cresceu para 77 minutos.

Um dos fatores apontados pelos realizadores foi também a distância que os desenvolvedores de games têm se mantido de ferramentas sociais. Na contramão fez sucesso o Draw Something, jogo altamente social que reforçou inclusive tal caráter em sua última atualização, quando permitiu comentários e compartilhamento dos desenhos feitos.

De qualquer forma, é complicado afirmar quais serão os próximos passos do mercado, porque ele ainda permanece muito instável, mas os investimentos e a popularização em ferramentas sociais não deve diminuir, mantendo assim a sua ascendência nos aparelhos mobile.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247