FGV registra alta da inflação no Recife
Levantamento realizado pela Fundação Getulio Vargas, na terceira semana de julho, apontou para uma elevação dos preços da capital pernambucana em 0,06%; outras quatro capitais pesquisadas também apresentaram alta; Salvador e Brasília registraram queda
Bruna Cavalcanti_PE247 – Os pernambucanos gostam mesmo de comprar. Pelo menos é o que revela a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). De acordo com entidade, quase 56% irão gastar o 13º salário em compras de final de ano. Já 51% utilizarão o benefício para saldar dividas. Em todo o Estado, a classe C é a mais disposta a usar o 13º em compras. No entanto, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a tendência é maior entre as classes D e E.
“Quando se considera o Estado, representado pela área metropolitana, mais as cidades de Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina, quase 56% vão gastar em compras e 51% no pagamento de dívidas”, ressalta Luiz Kehrle, consultor da Fecomércio. As cidades de Caruaru e Garanhuns, aliás, tem o maior percentual de consumidores. Lá, mais de 60% farão novos gastos com o uso do 13º.
Em relação à poupança, a pesquisa revela que pouco mais de 20% utilizarão o 13º salário para poupar e 10% irão realizar novos investimentos. “A intenção máxima de poupança foi registrada em Caruaru e a mínima em Petrolina. O uso para investimento deverá ser maior em Garanhuns e a menor na RMR”, explica o também consultor da Fecomércio, José Fernandes de Menezes. Segundo ele, a decisão de poupar é muito maior entre as classes de maior renda.Tércio Amaral_PE247 – O Papai Noel está sendo generoso com o comércio do Recife neste fim de ano. As ruas do centro da capital pernambucana já estão lotadas durante a semana para receber o público que procura preços mais acessíveis para a compra da “lembrancinha” de Natal. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), as vendas do mês de dezembro vão superar as do mesmo período de 2010. Os comerciantes esperam um incremento de até 9% nos negócios. Outro dado importante do otimismo no varejo da cidade foi o resultado, divulgado hoje (16), da Pesquisa Mensal de Expectativa de Consumo do Instituto Maurício de Nassau (IMN). Segundo o levantamento, 13,38% dos recifenses afirmaram
PE247 – Recife e outras quatro capitais apresentaram alta no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na terceira semana de julho. Na capital pernambucana, onde o índice era de -0,03, agora foi registrado 0,03%, variando 0,06%. A maior alta foi observada na cidade de Porto Alegre, cuja taxa subiu 0,14 ponto percentual, ao passar de 0,09% para 0,23% no período.
Também foram observadas altas nas cidades de Belo Horizonte (0,10 ponto percentual, ao passar de 0,15% para 0,25%), São Paulo (0,09 ponto percentual, ao passar de 0,17% para 0,26%) e do Rio de Janeiro (0,05 ponto percentual, ao passar de 0,49% para 0,54%).
Apenas as cidades de Salvador e Brasília tiveram taxas de inflação com quedas. A capital federal teve redução de 0,13 ponto percentual (ao passar de 0,29% para 0,16%), enquanto a capital baiana teve uma queda de 0,01 ponto percentual (ao passar de 0,22% para 0,21%). A média nacional do IPC-S na terceira semana de julho, divulgada ontem (23), foi 0,28%, 0,06 ponto percentual acima da taxa da semana anterior.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: