TV 247 logo
      HOME > Geral

      Filarmônica de Minas abre exposição no Aeroporto de Confins

      Com esses concertos, a Filarmônica possibilita um contato mais intenso do público com a diversidade de timbres dos instrumentos de uma orquestra; "Com esta iniciativa, queremos tornar ainda mais agradável a experiência de viajar para os passageiros que passam pelo terminal e transformar o aeroporto em uma nova opção de lazer e cultura para a comunidade dos municípios localizados no seu entorno", afirma o diretor presidente da BH Airport, Paulo Rangel

      Com esses concertos, a Filarmônica possibilita um contato mais intenso do público com a diversidade de timbres dos instrumentos de uma orquestra; "Com esta iniciativa, queremos tornar ainda mais agradável a experiência de viajar para os passageiros que passam pelo terminal e transformar o aeroporto em uma nova opção de lazer e cultura para a comunidade dos municípios localizados no seu entorno", afirma o diretor presidente da BH Airport, Paulo Rangel (Foto: Luis Mauro Queiroz)
      Luis Mauro Queiroz avatar
      Conteúdo postado por:

      Agência Minas - O Instituto Cultural Filarmônica e o BH Airport instalaram no Terminal de Passageiros 1, na entrada principal do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, a exposição Música Sem Mistério, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A mostra é fruto do entendimento das duas instituições sobre a importância da divulgação da música clássica junto a todos os públicos.

      Até o dia 31 de janeiro de 2016, as pessoas que passarem pelo Aeroporto de Confins terão a oportunidade de assistir a vídeos, ver fotos e ler sobre música orquestral em um formato diferente das salas de concertos. A abertura oficial da exposição acontece no dia 23 de novembro, segunda-feira, às 17h.

      Além da mostra, que é uma realização do Instituto Cultural Filarmônica e do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, serão apresentados dois concertos camerísticos que integram a programação do 2º Festival de Luz e Música, realizado pela BH Airport.

      O Grupo de Percussão da Filarmônica será a primeira atração. Às 18h do dia 23/11, apresentará um repertório que inclui Music for Pieces of Wood, de Steve Reich; Núcleo, de Leonardo Gorosito e Rafael Alberto; Cage, de Fernando Iazzetta; Jogo de Pandeiro, de Leonardo Gorosito e Rafael Alberto; Invenções a Duas Vozes, de J. S. Bach; Carrossel, de David Friedman e Dave Samuels; Incipit Vita Nova, de Sérgio Aluotto; e Entrando pelos Canos e Música para Caçarolas, de Hermeto Pascoal.

      Já no dia 14 de dezembro, às 17h, será a vez do Quinteto de Metais. No repertório, Start!, de Jean-François Michel; Canzon 1, “La Spiritata”, Canzon 2 e Canzon 4, de Giovanni Gabrieli; O conto do Czar Saltan: O Voo do Besouro, de Nikolai Rimsky-Korsakov; Le Petit Nègre, de Claude Debussy; Humoresque, op. 101, nº 7, de Antonín Dvorák; Liebesleid, de Fritz Kreisler; e a Suíte de West Side Story, de Leonard Bernstein.

      Com esses concertos, a Filarmônica possibilita um contato mais intenso do público com a diversidade de timbres dos instrumentos de uma orquestra. "Com esta iniciativa, queremos tornar ainda mais agradável a experiência de viajar para os passageiros que passam pelo terminal e transformar o aeroporto em uma nova opção de lazer e cultura para a comunidade dos municípios localizados no seu entorno", afirma o diretor presidente da BH Airport, Paulo Rangel.

      Quebrando tabus

      Há uma falsa ideia de que a música orquestral é uma arte para iniciados. Que é preciso entender para gostar. De acordo com o diretor artístico e regente titular Fabio Mechetti, a história da Orquestra Filarmônica comprova o contrário. “A cada apresentação, a Filarmônica se encontra com públicos cada vez maiores e diversificados. Muitas vezes, grande parte das pessoas da plateia assiste a uma orquestra pela primeira vez. E se apaixona, quer mais”, diz o músico.

      Se, por um lado, a música não exige conhecimento prévio para tocar as pessoas, por outro é inegável que, quanto mais oportunidades existem para conhecê-la, mais interessante ela se torna. E assim, nos dez painéis expositivos, o público poderá conhecer um pouco sobre Beethoven, exemplo de autossuperação e de entrega determinada ao cumprimento da missão da qual acreditava estar investido.

      Temas da mostra

      A Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica e construída especificamente para a música sinfônica, é tema da exposição. Ela é apresentada por pessoas do público que compareceu ao concerto de abertura, realizado em 28 de fevereiro de 2015, quando foi interpretada a Sinfonia nº 2 Em Dó Menor, "Ressurreição", de Gustav Mahler.

      Para revelar os instrumentos que compõem uma orquestra, uma narrativa enlaça cinco obras musicais: Guia Orquestral Para Jovens, de Benjamin Britten; Serenata Para Cordas Em Dó Maior, de Piotr Ilitch Tchaikovsky; Pequena Sinfonia, de Charles Gounod; Fanfarra Para Um Homem Comum, de Aaron Copland; e Batuque, de Lorenzo Fernandez.

      A música de câmara é mostrada em vídeos com o Quarteto de Cordas, o Quinteto de Metais, o Grupo de Percussão e o Quinteto de Sopros. Para introduzir uma noção da arquitetura da música, dois vídeos exploram as formas musicais poema sinfônico e choro.

      Sobre a Orquestra Filarmônica

      Hoje em sua sede própria, a Sala Minas Gerais, a Orquestra Filarmônica foi criada em 2008, com o intuito de inserir Minas Gerais nos circuitos nacional e internacional da música orquestral. Formada por 94 músicos, vindos do Brasil, Europa, Ásia, Américas e Oceania, e sob a direção artística e regência titular do maestro Fabio Mechetti, a Orquestra rapidamente alcançou reconhecimento do público e da crítica especializada.

      Administrada pelo Instituto Cultural Filarmônica, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Filarmônica mantém sua estrutura artística e executa sua programação por meio de recursos públicos e privados, auditados anualmente para validar sua gestão.

      Serviço

      Exposição Música Sem Mistério

      Realização Instituto Cultural Filarmônica e Governo de Minas Gerais

      Apresentação BH Airport

      Hall do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

      De 22 de outubro de 2015 a 31 de janeiro de 2016

      Entrada Gratuita

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: