FilteBahia movimenta cena cultural soteropolitana de 1º a 9 de setembro

Algumas das novidades da programação da quinta edição do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia são a realização da 1ª Mostra Internacional de Teatro Baiano, a promoção de um curso gratuito de crítica teatral e o Colóquio Internacional de Recepção das Artes

FilteBahia movimenta cena cultural soteropolitana de 1º a 9 de setembro
FilteBahia movimenta cena cultural soteropolitana de 1º a 9 de setembro (Foto: Jaume Caldentey)

Bahia 247

De 1º a 9 de setembro, Salvador vai sediar a quinta edição do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia 2012). Durante o festival, o público poderá conferir 33 espetáculos e 65 apresentações em 14 espaçosda cidade – teatros e praças públicas de Salvador – e também em cidades do interior baiano como Ilhéus, Feira de Santana, Santo Amaro e Lauro de Freitas.O Festival, que representa uma iniciativa pioneira na Bahia e no Nordeste, tem como proposta promover as artes cênicas dos países latino-americanos, fortalecer o teatro de grupo, estimular a formação de plateia e flexibilizar o acesso do público ao teatro com ingressos a preços populares. O FilteBahia vai reunir grupos teatrais locais, nacionais e internacionais e pesquisadores de países como México, Colômbia, Chile, Argentina, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, além de estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Em 2012, também integra a programação do festival a 1ª Mostra Internacional de Teatro Baiano, que pretende dar mais visibilidade às produções locais. "Queremos viabilizar a circulação de espetáculos baianos por outros estados do Brasil e por outras partes do mundo através de festivais, exportando assim a nossa arte e o modo de pensar o teatro brasileiro", afirma o diretor artístico do Festival, o cubano radicado na Bahia, Luis Alberto Alonso, que divide a organização do evento com o diretor de produção, Rafael Magalhães.

Além da mostra de espetáculos, o FilteBahia promove diversas ações de formação a exemplo do Colóquio Internacional sobre Recepção das Artes, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Artes da UFBa, e um Curso de Crítica Teatral, ministrado pelo jornalista cultural Valmir Santos (SP).

Em Salvador, as apresentações teatrais vão acontecer no Teatro Vila Velha (Palco Principal e Cabaré), Teatro Martim Gonçalves, Sala do Coro do TCA, Teatro Moliére, Teatro Gamboa Nova, SESC Pelourinho (Palco e Arena), Espaço Xisto Bahia, Espaço Cultural Barroquinha, Praça Municipal de Salvador, Largo do Cruzeiro de São Francisco, Centro Cultural Ensaio e Casa Preta Espaço de Cultura.

Com organização da Carranca Produções Artísticas e do grupo Oco Teatro Laboratório, o FilteBahia 2012 conta com patrocinio da Caixa Econômica Federal, do IBERESCENA, da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, assim como da Fundação Cultural do Estado e da Secretaria de Cultura de Lauro de Freitas.

Desde janeiro do 2011 o FilteBahia, através da Carranca Produções Artísticas, integra La Red (Rede de Promotores Culturais de América Latina e o Caribe).

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247