CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Forças de segurança da Bahia treinam para Olimpíadas

Em preparação para os jogos das de futebol das Olimpíadas 2016, a Secretaria de Segurança Pública do Estado iniciou na manhã desta quinta-feira (2) o Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), no Centro de Estudos do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, em Salvador; o evento, que acontece até sábado (4), visa o alinhamento estratégico das ações em casos de desastres de massa na Arena Fonte Nova, motivados por fenômenos naturais ou ataques terroristas nos dias de jogos; o estádio receberá 10 partidas de futebol, sete masculinas e três femininas, incluindo pelo menos um jogo da seleção brasileira

Imagem Thumbnail
Em preparação para os jogos das de futebol das Olimpíadas 2016, a Secretaria de Segurança Pública do Estado iniciou na manhã desta quinta-feira (2) o Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), no Centro de Estudos do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, em Salvador; o evento, que acontece até sábado (4), visa o alinhamento estratégico das ações em casos de desastres de massa na Arena Fonte Nova, motivados por fenômenos naturais ou ataques terroristas nos dias de jogos; o estádio receberá 10 partidas de futebol, sete masculinas e três femininas, incluindo pelo menos um jogo da seleção brasileira (Foto: Romulo Faro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 - Mais um capítulo da preparação das forças de segurança pública para os Jogos Olímpicos 2016 foi iniciado na manhã desta quinta-feira (2), com a abertura do Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), no Centro de Estudos do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, em Salvador.

O evento, que acontece até sábado (4), visa o alinhamento estratégico das ações em casos de desastres de massa na Arena Fonte Nova, motivados por fenômenos naturais ou ataques terroristas nos dias de jogos. Ao todo, durante as Olimpíadas, a Arena Fonte Nova vai receber dez partidas de futebol, sete masculinas e três femininas, incluindo pelo menos um jogo da Seleção Brasileira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sobre a ação de treinamento ocorrida nesta quinta, a perita criminal da Polícia Técnica Tânia Gesteira afirmou ser "fundamental para que as forças saibam agir de maneira organizada e integrada nos grandes eventos. É uma ferramenta poderosíssima para a segurança do cidadão".

As atividades do curso contemplam palestras, trabalhos de grupo, provas e um simulado de mesa, por meio de uma maquete do estádio de futebol que servirá como base para o entendimento dos profissionais. Os três dias de capacitação também serão uma preparação das forças de segurança para o II Congresso Internacional de Desastres de Massa (Cidem), realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Hotel Fiesta Bahia, e no dia 12, na Arena Fonte Nova, onde ocorrerão simulações de busca e salvamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o tenente-coronel Júlio Nascimento, coordenador operacional do SCI, "esse curso é uma introdução básica para gestão de desastres. Ele prevê o entendimento das forças a fim de minimizar os danos causados por eventuais atentados".

Representantes das policias Federal, Técnica, Civil e Militar; além do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Aeronáutica, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, da Transalvador, entre outros órgãos, vão intensificar o conhecimento prático das especificidades do esquema de segurança para estádios de futebol.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Teles, estas ações são somadas às diversas atividades de treinamento e capacitação realizadas desde a Copa das Confederações, em 2013.

"Tivemos situações de grande sucesso em eventos de tamanha magnitude, como as Copas do Mundo e das Confederações. A segurança pública deu um show e aprendeu na prática. Este conhecimento adquirido está sendo reforçado para que, nas Olimpíadas, a gente desempenhe um trabalho ainda melhor".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscrição para o Cidem

Aberto ao público, o II Congresso Internacional de Desastres de Massa (Cidem) será realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho e deve reunir cerca de duas mil pessoas. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site do evento, onde é possível encontrar mais informações do Cidem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO