Fornecedores do setor coureiro calçadista ampliam exportações
Agregar valor para exportar. Essa tem sido a receita que fornecedores de componentes da indústria calçadista adotaram para enfrentar o período de redução da atividade econômica do país. Com o dólar valorizado frente ao real, a saída encontrada por empresas de pequeno porte foi investir em inovação tecnológica
Agência Sebrae - Agregar valor para exportar. Essa tem sido a receita que fornecedores de componentes da indústria calçadista adotaram para enfrentar o período de redução da atividade econômica do país. Com o dólar valorizado frente ao real, a saída encontrada por empresas de pequeno porte foi investir em inovação tecnológica e procurar um diferencial competitivo para alcançar compradores no exterior.
Foi o que fez Evandro de Souza, da empresa Dublauto Gaúcha, fornecedora de insumos para forros de calçados. Ele participou de missões organizadas pelo Sebrae para Estados Unidos, China e Europa e reinventou o negócio a partir de pesquisas em nanotecnologia com foco na garantia de conforto e saúde para o usuário.
"A mudança começou há dez anos, quando a entrada de produtos chineses no Brasil forçou a empresa a buscar um diferencial competitivo. Criamos uma rede de relacionamento com diversas instituições de pesquisa e, com isso, nasceram vários novos produtos a partir da nanotecnologia", afirma.
Evandro participará da 12ª edição do Inspiramais Inverno 2016 – Salão de Design e Inovação – que nesta quarta (8) e quinta-feira (9) vai debater e apresentar as principais inspirações da próxima temporada da moda brasileira. O encontro acontece no Centro de Eventos do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
O Inspiramais é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Componentes by Brasil (FCBB) e pelo Centro de Indústrias de Cortumes do Brasil (CICB), em parceria com o Sebrae. Um convênio celebrado por Sebrae e Assintecal está aumentando a competitividade de mais de 320 pequenos negócios do setor calçadista e abrindo mercados fora do país.
Exportações
Argentina, Uruguai, Bolívia e Equador são os destinos dos produtos da Dublauto. No Equador, aliás, Evandro montou uma filial que produz calçados adequados aos costumes locais e também para atender aos mercados da Colômbia e do Peru, considerados muito promissores.
"Com o câmbio favorável para exportar, conseguimos vender volumes interessantes. Embarcamos US$ 40 mil a cada 45 dias para o Equador. O percentual das exportações era de 10% ano passado e deve chegar a 20% até o final de 2015. As vendas para o exterior aumentaram 11% no primeiro semestre em comparação com ano passado. E a tendência é de ampliação porque trabalhamos com nichos de mercado", projeta.
Na avaliação do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a internacionalização dos pequenos negócios é importante não somente com o objetivo de conquistar novos espaços, mas para que as empresas possam se tornar mais competitivas. "Acessar mercados externos requer que as empresas tenham, previamente, a necessária capacidade gerencial, inovadora e tecnológica. Se o negócio estiver preparado para conquistar o mercado de outros países, terá todas as condições de vencer também em nível interno", destaca.
Fabricante de componentes para palmilha, cabedal e tecidos da parte interna e externa dos sapatos, a TRF Dublagem e Estamparia é uma das empresas que também aposta no crescimento das vendas para outros países. Recentemente, os sócios Fábio e Marijara Farias remeteram para a Itália uma remessa de seus produtos e receberam uma bela notícia.
"Nossa qualidade foi aprovada. Eles enviarão seus materiais para montarmos aqui com nossa tecnologia e mandarmos de volta. Estamos em negociações com a Argentina e creio que serão negócios muito promissores. As exportações devem chegar a ser 30% do faturamento da empresa", calcula.
Marijara fala da capacitação recebida pelo Sebrae. "Nos últimos anos, melhoramos a capacidade produtiva, investimos em pesquisa de materiais tanto com foco na moda e no design quanto na técnica de produção. Já demos o primeiro passo que foi buscar qualificação", acrescenta a empresária.
Serviço:
Entrevista Coletiva Inspiramais Inverno 2016
8 de julho, às 11h
Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 5º andar)
Estarão presentes:
Ilse Guimarães – Superintendente da Assintecal
Rogério de Souza Cunha – Inteligência Comercial do CICB
Juliana Borges – Coordenadora da Carteira de Moda do Sebrae Nacional
Milton Killing – Presidente do IBB – Instituto by Brasil
Walter Rodrigues – estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal
Jefferson de Assis – estilista e consultor do Núcleo de Design da Assintecal
Isabela Capeto – Estilista e consultora responsável pelo projeto Ecodesign
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: