Forró e samba junino mantêm clima de São João no Pelô

Os festejos juninos ainda não acabaram no Pelourinho, que permanece palco de atrações especiais nesta semana; entre os destaques, os shows de Bruninho do Acordeon, do cantor Virgílio e o Festival da Liga de Samba Junino; confira programação completa, que é gratuita e vai até quinta-feira (30)

Os festejos juninos ainda não acabaram no Pelourinho, que permanece palco de atrações especiais nesta semana; entre os destaques, os shows de Bruninho do Acordeon, do cantor Virgílio e o Festival da Liga de Samba Junino; confira programação completa, que é gratuita e vai até quinta-feira (30)
Os festejos juninos ainda não acabaram no Pelourinho, que permanece palco de atrações especiais nesta semana; entre os destaques, os shows de Bruninho do Acordeon, do cantor Virgílio e o Festival da Liga de Samba Junino; confira programação completa, que é gratuita e vai até quinta-feira (30) (Foto: Romulo Faro)

Bahia 247 - Os festejos juninos ainda não acabaram no Pelourinho, que permanece palco de atrações especiais nesta semana. Entre os destaques, os shows de Bruninho do Acordeon, do cantor Virgílio e o Festival da Liga de Samba Junino. A programação é gratuita.

Nesta terça-feira (28), o forrozeiro Ângelo Dado faz todo mundo dançar no Largo Pedro Archanjo, às 20h. A Banda Arrankabeijo leva ao Largo Quincas Berro D'Água, às 21h, um pé de serra contemporâneo, que mescla forró tradicional com nuances estilizadas. E ainda tem espaço para os acordes de Bruninho do Acordeon, com uma releitura jovem e divertida de ritmos como o xote, xaxado e forró, no Largo Tereza Batista, às 21h.

Na quarta (29), o dia de São Pedro ganha uma animada comemoração no Pelô. A banda Forrotear levanta o Largo Pedro Archanjo com um som contagiante que agrega pop, MPB, coco e maracatu ao forró tradicional, às 20h. No Largo Tereza Batista, também às 20h, o arrasta-pé é garantido por Zéu Lobo e Alcateia Banda. Ainda às 20h, Neném do Acordeon esquenta o clima no Largo Quincas Berro D'Água, com um repertório animado formado por clássicos do forró, celebrando a cultura nordestina.

Na quinta (30), o forrozeiro Virgílio, presença marcante nos festejos juninos, toma conta do Largo Pedro Archanjo, às 20h. Com músicas autorais e releituras, o cantor e compositor baiano anima os amantes do forró que se despedem do mês de junho.

Festival

Ainda na quinta (30), celebrando uma das mais tradicionais manifestações do mês de junho, o Festival da Liga de Samba Junino promove atrações diversificadas em todo o Pelourinho. A festa começa nas ruas do Centro Histórico, às 18h, com dois arrastões que vão espalhar samba por todo o canto. O primeiro sai da ladeira do Taboão em direção ao Largo Tereza Batista, onde a programação começa às 19h e terá apresentações de Leva Eu, Bicho da Cana e Samba Chile.

O segundo arrastão sai do Cruzeiro de São Francisco, seguindo ao Largo Quincas Berro D'Água, onde a partir das 19h acontecem as apresentações de Sambalança, Samba de Tamanco e Samba Neguinho. Um terceiro arrastão começa às 20h30, no Terreiro de Jesus, de onde segue para o Largo Pedro Archanjo, para o Sambão da Liga, às 22h30.

Durante o mês de junho, a programação do Pelô inclui grupos de forró pé-de-serra e artistas de novas vertentes da música nordestina, com shows e eventos apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa). Mais informações estão disponíveis nos sites do São João da Bahia e do Centro de Culturas Populares e Identitárias.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247