Fortaleza contará com 490 novos táxis em suas ruas

Com a ação, Fortaleza contará ao todo com 490 novos táxis habilitados, dos 55 que já começam a transitar hoje suas ruas da cidade, possibilitando maior conforto e segurança à população. O objetivo é que o município possa chegar a um coeficiente de um táxi a cada 500 habitantes

Com a ação, Fortaleza contará ao todo com 490 novos táxis habilitados, dos 55 que já começam a transitar hoje suas ruas da cidade, possibilitando maior conforto e segurança à população. O objetivo é que o município possa chegar a um coeficiente de um táxi a cada 500 habitantes
Com a ação, Fortaleza contará ao todo com 490 novos táxis habilitados, dos 55 que já começam a transitar hoje suas ruas da cidade, possibilitando maior conforto e segurança à população. O objetivo é que o município possa chegar a um coeficiente de um táxi a cada 500 habitantes (Foto: Renata Paiva)

Ceará 247 - O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, apresentou, no Paço Municipal, os primeiros táxis aprovados e aptos a circular, após licitação realizada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Com a ação, Fortaleza contará ao todo com 490 novos táxis habilitados, dos 55 que já começam a transitar hoje suas ruas da cidade, possibilitando maior conforto e segurança à população. O objetivo é que o município possa chegar a um coeficiente de um táxi a cada 500 habitantes.

Roberto Cláudio aproveitou o evento para explicitar como será realizada a entrada da nova frota na capital. “A partir de hoje, são 55 novos táxis rodando em Fortaleza e, até o dia 15 de maio, progressivamente a cada dia, os táxis vão entrar nas ruas, na medida que forem vistoriados. Até o dia 15 de maio, 481 devem estar vistoriados. Os nove táxis acessíveis têm até o dia 13 de junho para estarem circulando”, disse.

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Táxi do Ceará (Sinditaxi), Vicente de Paula, informou sobre os ganhos para fortalezenses, advindos da nova frota. “São 490 novos táxis, atendendo uma demanda negativa. A população ganha com isso. Com novos carros, mais segurança, carros regulamentados e padronizados.  É mais opção para a cidade”, afirmou.

Foi realizado uma concorrência pública, com numeração nº001/2014 SCSP/Etufor.  Ao todo, foram 3.985 propostas na fase inicial de habilitação, dos quais 3.243 foram habilitados. Foram contabilizados 1.077 recursos só na primeira fase. Já na fase de julgamento das propostas técnicas, foram contabilizados 3.764 recursos. Ainda foram impetrados 71 mandatos de segurança.

Dividida em três categorias, as novas vagas são 451 do tipo convencionais, 30 especiais para aeroporto e nove para o serviço de táxi adaptado, conhecido como Sistema de Táxi Inclusivo (STI). Com os novos táxis, Fortaleza contará com 4.886 carros desse tipo em suas ruas.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247