HOME > Geral

Fortiori/DM: Perillo cresce e tem aprovação de 43%

Pesquisa Fortiori/Diário da Manhã mostra que 34% dos goianos acham o governo bom e 9% ótimo; em agosto, este índice era de 37% e em outubro de 40%; melhora na popularidade do governador coincide com agenda positiva de obras e rush de visitas pelo interior do Estado; o levantamento também revela que 51% dos entrevistados aprovam o desempenho de Perillo à frente do governo; tucano ainda não confirmou que será candidato em 2014

Fortiori/DM: Perillo cresce e tem aprovação de 43% (Foto: Wesley Costa)
José Barbacena avatar
Conteúdo postado por:

Leia matéria do Diário da Manhã:

Diário da Manhã
Helton Lenine

A aprovação ao governo de Marconi Perillo cresceu, seis pontos percentuais, entre agosto e dezembro, e chegou a 43%. É esse o índice dos eleitores goianos que consideram o governo do Estado como ótimo ou bom, conforme levantamento feito pelo Instituto Fortiori, a pedido do Diário da Manhã, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro. A mesma pesquisa indica que 30% dos goianos consideram o governo do tucano regular e 26% desaprovam a gestão, indicando-o como ruim ou péssimo.

Em agosto, 37% aprovavam a atual administração em Goiás. Esse índice subiu para 40%, em outubro, e chegou agora a 43%. Nesse período, o índice de eleitores que consideram o governo regular caiu de 33% para 30% e os goianos que desaprovam o governo (somados índices de ruim e péssimo) oscilou para baixo, de 28% para 26%.

Os índices de aprovação ao governo se sobrepõe aos índices de desaprovação em todas as variáveis pesquisadas. Os melhores números estão entre os homens, os eleitores mais velhos e os com nível médio de instrução.

Entre as regiões, os melhores índices de aprovação estão localizados no Sul e Sudeste, onde chegam a 51% de ótimo e bom. Nas regiões Sudoeste, Norte e Noroeste a avaliação positiva fica acima da média do Estado. Os menores índices de aprovação ao governo ainda se concentram em Goiânia, onde foi registrado 32% de ótimo e bom. Mesmo assim, esse índice é oito pontos percentuais maior do que na pesquisa anterior, quando a aprovação ao governo em Goiânia era de 24%.

A pesquisa feita pelo Instituto Fortiori ouviu 1.200 eleitores, em 66 municípios, numa amostra representativa de todo o Estado de Goiás. As entrevistas foram feitas entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro máxima de 3%.

51% aprovam desempenho do governador

Outra variável pesquisada confirma o crescimento da aprovação ao governo de Marconi Perillo em Goiás. Quando se pergunta ao eleitor apenas se ele aprova ou desaprova o desempenho do governo, 51% dos entrevistados afirmaram aprovar, contra 35%, que disseram desaprovar o governador. Espontaneamente, 12% dos entrevistados disseram não aprovar, nem desaprovar.

O índice dos que afirmam aprovar o desempenho do governador cresceu nove pontos percentuais entre agosto e agora. Antes, eram 42% os que aprovavam o governo. Esse índice subiu para 46%, em outubro, e chegou agora a 51% (veja gráfico). Índice dos que desaprovam o governo desceu, de 36%, para 35%.

Os maiores índices de aprovação ao desempenho do governador foram detectados nas regiões Sul e Sudeste, onde chegam a 65%. No Sudoeste, 54% afirmam aprovar o governo. O menor índice encontra-se em Goiânia, onde 39% aprovam o desempenho do governo.

Em todas as faixas etárias o índice de aprovação suplanta o índice de desaprovação. O mesmo acontece nas variáveis de idade e grau de instrução.

Dilma tem aprovação menor que governador

A pesquisa do Instituto Fortiori também levantou dados sobre a avaliação do governo da presidenta Dilma Rousseff em Goiás. Ao todo, 38% dos eleitores consideram seu governo como ótimo ou bom, contra 27% que julgam ruim ou péssimo. 34% afirmam que o governo de Dilma é regular.

Na outra variável pesquisada, 49% afirmaram aprovar o desempenho da presidenta, contra 36% que desaprovam seu trabalho. Espontaneamente, 14% afirmaram não aprovar nem desaprovar o trabalho de Dilma.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...