TV 247 logo
      HOME > Geral

      Fotografia entra em cena em Tiradentes

      Futebol e paisagens brasileiras marcam a 3ª Edição do Festival de Fotografia de Tiradentes; durante cinco dias, encontro promove, na cidade histórica mineira, mostras e ações diferenciadas cujos temas giram em torno da cultura brasileira

      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      Agência Minas - Entre os dias 6 e 10 de março, a fotografia entra em cena em Tiradentes. Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade histórica mineira recebe o Festival de Fotografia, que promove o intercâmbio de experiências entre amadores e profissionais de todo o mundo.

      Este ano, a diversidade da arte estará em foco com palestras, exposições temáticas e workshops, apresentando ao público os contrastes presentes na geografia e na cultura brasileira, além de percepções variadas de outros países latino-americanos. Em ritmo de Copa das Confederações, o festival irá expor imagens referentes ao futebol selecionadas durante a convocatória online para o "Foto em Pauta na Rua".

      Durante os cinco dias de evento, aqueles que passarem pelo centro histórico da cidade poderão participar de ações diferenciadas ao tema. "A programação transita entre a contemplação e a qualificação. As pessoas poderão participar das atividades, em sua maioria com entrada franca, e terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre os rumos da fotografia", explica o diretor geral do evento e professor da PUC Minas, Eugênio Sávio.

      Reunindo um time de profissionais renomados liderado pela inglesa Maureen Bisilliat, o festival retratará a riqueza e a diversidade da fotografia brasileira. "O objetivo é fomentar a relevância e a beleza desta arte para a sociedade. Por isso, desenvolvemos uma programação 90% gratuita, capaz de agradar a todas as pessoas", destaca Eugênio, que foi eleito, recentemente, presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira e fez da Internet um dos meios de seleção de materiais para o festival.

      O profissional conta que se surpreendeu com a qualidade dos trabalhos que recebeu. "Existe muita gente boa por aí que ainda não é conhecida. Durante a convocatória para a mostra Foto em Pauta na Rua, por exemplo, recebemos mais de 300 imagens de diferentes partes do país e do mundo. Foi difícil chegar aos 40 fotógrafos selecionados", destaca. O projeto, com conteúdo colaborativo, é um dos carros-chefes do festival neste ano.

      A mobilidade e qualidade de equipamentos fotográficos aliadas à necessidade das pessoas em compartilhar seus momentos transformaram a fotografia em uma forma de expressão contemporânea. A arte avança em direção à inovação e ao mundo tecnológico e, com isso, conquista novos amantes no país.

      "O mundo mudou e o papel da fotografia também. Por isso, reunimos projetos variados e interativos, que colocam o cidadão no centro da construção desta arte", afirma Eugênio Sávio. Dentre as mostras especiais desenvolvidas com o apoio do público está o Foto Escambo, em que o visitante coloca uma imagem de sua autoria em uma espécie de varal e leva outra pra casa.

      O Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Oi, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e Cemig. O evento é apoiado pela Fecomércio MG e pelo Sesc/Senac.

      Clique aqui e veja a programação e mais informações sobre o festival.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: